São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ratos lançam disco mais sujo e agressivo com show no Palace

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Mais do que isso sai sangue." Palavras de João Gordo, vocalista do Ratos de Porão, sobre o novo disco do grupo, "Carniceria Tropical", cujo show de lançamento acontece hoje no Palace, onde nunca tocaram.
Pesado, mas avançado. "Fazemos um hardcore do estilo europeu, sueco, moderno", disse Gordo. Leia-se som imundo.
Na capa, o Bloco da Lama, que sai no Carnaval, em Parati (RJ), em que curiosamente ninguém está rindo. "Parece que o povo está com sangue coagulado."
"Carniceria Tropical" nada tem a ver com o livro de Caetano Veloso, "Verdade Tropical". "Nem pensei no Caetano; o nome é em espanhol porque será lançado no exterior."
O disco foi produzido pelo "rei da bagaceira", o americano Billy Anderson, que já trabalhou com 7 Year Bitch, Neurosis, Mr. Bungle (a banda paralela de Mike Patton, do Faith No More), entre outros, por indicação de Jello Biafra, ex-Dead Kennedys.
"Ainda bem", disse Gordo. "Era para ter sido o Tom Soares, que já produziu o New Kids on the Block, Shelter, essas coisas. Ia ficar muito 'alisabel'."
E frescura está há quilômetros de distância do disco que possui só uma música em inglês ("Massacreland", de 93, era todo em inglês). Nada de exaltação à língua pátria ou "resgate de raízes". "Tanto faz inglês ou português. Ninguém entende nada mesmo", disse Gordo.
" 'Ideologic Police', a canção em inglês, só está nessa língua porque minhas idéias acabaram e o (baterista) Boka fez a letra." Oswald, Tarsila e Mário de Andrade estão revolvendo nas tumbas.
Ro$$i, do Pavilhão 9, aparece, em letra e vocais, em "Pedra", crítica (bem particular) aos impactos do crack na sociedade. "Vendeu o rádio de pilha/Prá conseguir a maldita/Agora se humilha", diz um trecho do rap hardcore.
Aperfeiçoando a linha "ninguém entende nada", João Gordo enche a boca de bolo (!) para cantar (?) "Vá se Virar" e "Estilo de Vida Miserável". "Comi um bolo e meio. O produtor não entendeu nada." O resultado é bestial.

Texto Anterior: Suicidal Tendencies mostra que está 'vivo'
Próximo Texto: Ciclo exibe 'Invasões de Privacidade'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.