São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monarquia britânica terá contas auditadas

The Times
de Londres

DO "THE TIMES"

A rainha Elizabeth 2ª concordou em permitir que as contas oficiais da família real britânica sejam examinadas por auditores parlamentares, revelou ontem o jornal britânico "The Times". É mais um passo na tentativa da monarquia em dar mais transparência a seus atos e, assim, tentar reconquistar a popularidade, hoje em queda.
Segundo o diário, a auditoria, ainda sem início marcado, vai revelar mais precisamente como US$ 33 milhões dos contribuintes são gastos com os palácios e residências da família real.
A decisão da monarquia de abrir os registros de gastos antecede a publicação de um relatório da Comissão de Contas Públicas do Parlamento, que questionará nesta semana a administração das propriedades reais e de residências para familiares e empregados da rainha.
O relatório deve recomendar restrições em subsídios públicos para residências reais.
A Comissão de Contas Públicas vem tentando levantar dados precisos sobre serviços de manutenção, salários e residências da família real.
Há dois anos, oito residências ocupadas por integrantes da família real, 226 por empregados e 27 por empregados aposentados eram custeadas com dinheiro público. Nos últimos anos, várias propriedades da família real foram alugadas, a conselho da diretoria financeira da Royal Household (Casa Real).
Em 1996, a cobrança de aluguel de imóveis da família real e a dedução salarial de funcionários da realeza por ocupação de apartamentos de propriedade proporcionou uma redução de US$ 1,7 milhão nos gastos oficiais com acomodação.

Texto Anterior: Desastre aéreo mata 85 nos Emirados
Próximo Texto: Rabino e xeque fazem encontro histórico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.