São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Governo amplia seguro-desemprego

DA REDAÇÃO

O governo deu sinal verde para que o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) amplie o número de parcelas do seguro-desemprego no primeiro trimestre de 1998.
O benefício, que hoje varia de 3 a 5 parcelas, dependendo do tempo trabalhado nos últimos 36 meses, vai aumentar para 4 a 6 parcelas.
O ministro do Trabalho, Paulo Paiva, declarou que essa ampliação tem o apoio do governo.
As centrais sindicais que têm assento no conselho queriam um número maior de parcelas, mas o governo não concordou.
Mas ficou acertado que em fevereiro o sistema será reavaliado, disse o presidente do Codefat, Delúbio Soares, representante da CUT.
A ampliação das parcelas vai valer para 160 municípios das principais regiões metropolitanas do país. Em São Paulo, serão beneficiados 127,4 mil desempregados.
É o primeiro sinal de que o governo federal começa a se mover para tentar atenuar os efeitos do desemprego.
Ontem, o presidente Fernando Henrique Cardoso pediu aos presidentes do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que o Congresso aprove leis que flexibilizem as regras trabalhistas.
A Folha apurou que FHC deverá receber os representantes da Força Sindical e da CUT, mas só depois do fechamento de um acordo entre a Volks e os metalúrgicos do ABC.
O governo quer evitar que um encontro de FHC com sindicalistas seja interpretado como interferência nas negociações entre patrões e empregados.
Até as 20h de ontem, não havia sido encerrada a reunião de metalúrgicos com a Volkswagen.

LEIA MAIS sobre desemprego nas págs. 2-4 e 2-5

Próximo Texto: Barreira temporária; Livro aberto; Dança das moedas; Liderança latina; Com o pé atrás; Sem consulta; Decisão tomada; Preparando a retranca; Roupa suja; Comida com grife; No carro; Na onda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.