São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois de veto em sorteio, Pelé será a estrela de festa da Fifa

MÁRIO MAGALHÃES; SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Trinta e nove dias depois de ser barrado pela Fifa (entidade dirigente do futebol mundial) do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, o ministro Pelé (Esportes) será a principal atração da festa da entidade no dia 12 de janeiro.
O ministro aceitou o convite tornado público pelo secretário-geral da Fifa, Joseph "Sepp" Blatter.
Em janeiro, a entidade promoverá sua festa anual na Euro Disney, na França, quando um dos quatro jogadores convidados receberá o prêmio de melhor do ano de 97.
Concorrem os brasileiros Ronaldinho e Roberto Carlos, o holandês Bergkamp e o francês Zidane.
Eles foram os mais votados por 128 técnicos de seleções nacionais.
Apesar da oposição que faz a Blatter e a João Havelange, o presidente da Fifa, Pelé resolveu ir à festa por considerar a instituição independente da sua direção.
Por trás do convite a Pelé, há uma "guerra" de bastidores na disputa pela presidência da Fifa. A próxima eleição será nos dias 8 e 9 de junho, antes do início da Copa.
Havelange manifestou em público apoio a Blatter, mas admite concorrer a mais uma reeleição -chegou à presidência em 1974.
O candidato de oposição mais forte é o sueco Lennart Johansson, presidente da Uefa (União Européia de Futebol). O veto à presença de Pelé no sorteio ocorreu devido às críticas do ministro à direção da CBF, aliada de Havelange.
Michel Platini, co-presidente do Comitê Organizador do Mundial, queria que Pelé participasse da cerimônia, em Marselha (sul da França), mas a Fifa não aceitou.
Para minimizar o desgaste pela ausência do maior jogador da história, a Fifa agora convida Pelé.
O ministro chegará à França fortalecido por dois motivos: a) a Fifa teve de ceder e convidá-lo; b) ele, na sua análise, foi vitorioso na aprovação do seu projeto pela Câmara dos Deputados.
(MM e SR)

Texto Anterior: Wanderley Luxemburgo é o novo treinador do Corinthians
Próximo Texto: Atlético-MG busca hoje bi da Conmebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.