São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autores discutem futuro da informática

DAVID HOPKINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Autores discutem a informatização
Dois títulos que estão sendo lançados neste final de ano analisam como a revolução das tecnologias da informática influenciam a sociedade e para essas tecnologias a levarão.
São os livros "Release 2.0: A Nova Sociedade Digital", de Esther Dyson, e "O Que Será: Como o Novo Mundo da Informação Transformará Nossas Vidas", de Michael Dertouzos.
O primeiro comenta a informatização no presente, o segundo a projeta para o futuro.
Liberdade de expressão
Em "Release 2.0", Esther Dyson, empresária, analista da indústria de alta tecnologia e conselheira do governo americano, enfoca as mudanças que estão ocorrendo com as comunidades, o trabalho, a educação e outras áreas que usam a informática.
O título do livro é uma alusão à revista eletrônica "Release 1.0", distribuída mensalmente sob assinatura, em que a autora discorre sobre as últimas tendências na computação em todo o mundo.
Na introdução de seu livro, Dyson diz que seu objetivo é mostrar o potencial da Internet, como ela modifica a vida privada e a pública: "ela (a Internet) elimina muitas das dificuldades logísticas de espaço e tempo; a informação transmite-se mais rapidamente".
A autora analisa a repercussão da descentralização e da liberdade que a informação adquire na rede, nas questões da privacidade, do direito autoral e da liberdade de expressão.
Dyson participa do EFF (Electronic Frontier Foundation), organização que luta contra a censura na rede. "As pessoas devem ser capazes de controlar o conteúdo que elas (e seus filhos) recebem por sua própria iniciativa."
Mercado da informação
Para Michael Dertouzos, diretor do Laboratório de Ciência da Computação do MIT (Massachusetts Institute os Technology), é preciso conciliar a visão tecnocrática e a humanista para construir uma sociedade mais justa.
O autor também argumenta sobre a questão da privacidade e da liberdade na Internet e de como governos irão lidar com isso: "os governos (...) verão o mercado da informação como uma força complexa e potencialmente perigosa, que precisará ser regulamentada, assim como o são as viagens aéreas, as telecomunicações e o mercado de ações, na atualidade".

Livro: Release 2.0
Autor: Esther Dyson
Páginas: 340
Preço: R$ 35

Livro: O Que Será
Autor: Michael Dertouzos
Páginas: 416
Preço: R$ 29

Onde encontrar:Ática Shopping, tel. (011) 867-0022, Livraria da Vila, tel. (011) 814-5811

Texto Anterior: Confira os vírus de janeiro
Próximo Texto: Sentença lança dúvidas sobre 'Windows 98'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.