São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Prof. Pasquale monta show multimídia

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Depois do programa na TV e das propagandas educativas de hambúrguer, que o tornaram uma espécie de cruzado da língua, o professor Pasquale investe agora no mundo informático.
O CD-ROM "Nossa Língua Portuguesa" traz para o computador o formato do programa da televisão. Cá, como lá, Pasquale Cipro Neto, que é também colunista da Folha, aproveita músicas para destrinchar problemas que rondam o uso diário do idioma.
São 44 capítulos, tratando de dramas como ortografia, concordância e outras armadilhas. Incluem uma seleta apresentação de textos de 13 autores nacionais e um verbete sobre dicionários.
Além das músicas, Pasquale usa propagandas, jogos e até mímica para dar o seu recado. Tudo bem produzido e bem apresentado.
O usuário pode navegar pelos capítulos, aprendendo coisas novas ou refrescando conceitos. Mas precisa de tempo: cada item começa com a musiquinha ou brincadeira que introduz o tema. Não dá para ir direto à questão, buscar o esclarecimento imediato.
O que significa que o programa não serve como fonte de consulta para quem está escrevendo algo e tem uma dúvida -para isso é melhor uma gramática ou o bom e velho dicionário (eletrônico, talvez).
O espírito do CD é outro, mais lúdico, menos prático e objetivo.
A própria tela de abertura parece indicar isso: dificilmente alguém vai conseguir relacionar as figuras com os capítulos, para os quais servem como porta de entrada.
É melhor relaxar e passear por elas, clicando onde der vontade. Quem quiser tem a opção de ver os capítulos pelos seus nomes. Os textos podem ser impressos.
Dois senões: nos módulos em que não há hipertexto, a frase que informa isso traz o verbo haver sem acento. E, no ícone de identificação do programa, a palavra Portuguesa está com p minúsculo.
O programa, que funciona em PCs e Macs, traz ainda uma surpresa informática: nestes tempos de "Windows 95", não é plug and play, ou seja, não abre a tela de instalação na hora em que você coloca o disco no leitor de CD-ROM.
Produzido pela Eisenhohr, Peixoto e Associados e distribuído pela Publifolha, custa R$ 39.

Texto Anterior: Promoção de seis títulos em CD-ROM; Fantasia e estratégia em jogo para Internet; Megapacote reúne dez games de sucesso; Rally de minibuggies em estradas virtuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.