São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
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Comércio eletrônico invade a Internet

Feira nos EUA mostra soft para trabalho on line

ALESSANDRO BARBOSA LIMA
FREE-LANCER PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

1998 será o ano do comércio eletrônico. Pelo menos, é o que apontam os lançamentos e os debates na Internet World, feira realizada na semana passada em Nova York.
Segundo a International Data Corporation, as transações eletrônicas pela Internet devem movimentar US$ 223 bilhões nos próximos cinco anos. Há um ano, somavam US$ 2,6 bilhões. O American Express calcula que entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões foram gastos este ano em compras pela Internet. As vendas crescem a taxas superiores a 400% por ano.
Gigantes do setor, como IBM, Microsoft e AT&T, e pequenas empresas apresentam armas para faturar com o novo filão.
A Microsoft anunciou o "BackOffice 4.0", pacote que inclui programas para criar páginas e outros softwares para montar uma base de negócios na rede. Deve chegar em janeiro, nos EUA, custando cerca de US$ 2.500.
A empresa de Gates também fechou parcerias com a alemã SAP e a americana Commerce One para o desenvolvimento de uma arquitetura para aplicações em comércio eletrônico.
A IBM não ficou para trás e anunciou uma série de produtos e serviços para facilitar aplicações comerciais na Internet.
Também anunciou o início do funcionamento, em janeiro, do Institute for Advanced Commerce.
O objetivo é explorar o impacto das novas tecnologias no mundo dos negócios. Já recebeu investimentos de US$ 10 milhões.
A Sun lançou ainda um servidor. O Netra Proxy Cache é o primeiro de uma série para provedores de acesso, grandes websites e grandes redes corporativas. Será comercializado em janeiro.

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