São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997 |
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Leia a íntegra da correspondência
DA REPORTAGEM LOCAL Leia a seguir a íntegra da carta enviada pela Fokker à TAM, datada de 28 de junho de 1995, vertida por tradutor juramentado:"Fokker Aircraft BV/Operations Support Assunto: Procedimento de destravamento do Reversor Fokker-100 Queira, por gentileza, retransmitir as seguintes informações ao Comandante Gmachal. Prezado senhor, Referimo-nos a suas discussões com nosso funcionário, Sr. Moleenar, com respeito ao assunto acima, como segue: O reversor de empuxo é mantido na posição neutra por meio de uma trava mecânica e pressão hidráulica. Com a trava mecânica inoperante, a pressão hidráulica pode manter os reversores na posição neutra até uma velocidade de 200 kt IAS (nós). Uma abertura não intencional mediante escolha do reverso em pleno ar não é possível devido ao interruptor de terra/vôo no sistema de seleção. Desta forma, uma abertura com uma trava mecânica defeituosa logo após decolagem não deve ocorrer, pois a velocidade encontra-se abaixo de 200 nós. O procedimento de destravamento do inversor presume uma falha da trava mecânica em pleno ar. Quando um reversor de empuxo se abre, uma interface mecânica traz a alavanca de potência para a posição inativa. Ao reduzir-se a velocidade, a pressão hidráulica deve trazer o reversor para a posição neutra. Mesmo quando isto não funcionar, a turbina afetada não é desligada, pois essa turbina ainda dispõe de força elétrica, força hidráulica e "bleed air". Este procedimento baseia-se em experiência obtida durante vôo de teste com reversor de empuxo aberto. Recentemente, nosso piloto de testes executou um vôo em nosso simulador Fokker-100. Neste vôo, um reversor de empuxo foi aberto. Embora o simulador fosse controlável, o efeito do desempenho de vôo não foi considerado representativo e foi pior que o experimentado durante o teste de vôo. Após uma investigação, afigurou-se que os dados de vôo para o reversor de empuxo aberto não haviam sido instalados corretamente no simulador. Isto foi retificado a partir de então. Esperamos que o acima exposto responda a sua pergunta. Entretanto, caso necessite de maiores informações ou quando for de sua conveniência partilhar sua experiência, não hesite em nos contatar. Atenciosamente, Frans Hollestelle/Operation Support" Texto Anterior: Carta encerrou discussão, diz TAM Próximo Texto: Tumulto de camelôs fere três no Rio Índice |
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