São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra da correspondência

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia a seguir a íntegra da carta enviada pela Fokker à TAM, datada de 28 de junho de 1995, vertida por tradutor juramentado:
"Fokker Aircraft BV/Operations Support
Assunto: Procedimento de destravamento do Reversor Fokker-100
Queira, por gentileza, retransmitir as seguintes informações ao Comandante Gmachal.
Prezado senhor,
Referimo-nos a suas discussões com nosso funcionário, Sr. Moleenar, com respeito ao assunto acima, como segue:
O reversor de empuxo é mantido na posição neutra por meio de uma trava mecânica e pressão hidráulica. Com a trava mecânica inoperante, a pressão hidráulica pode manter os reversores na posição neutra até uma velocidade de 200 kt IAS (nós).
Uma abertura não intencional mediante escolha do reverso em pleno ar não é possível devido ao interruptor de terra/vôo no sistema de seleção.
Desta forma, uma abertura com uma trava mecânica defeituosa logo após decolagem não deve ocorrer, pois a velocidade encontra-se abaixo de 200 nós.
O procedimento de destravamento do inversor presume uma falha da trava mecânica em pleno ar. Quando um reversor de empuxo se abre, uma interface mecânica traz a alavanca de potência para a posição inativa. Ao reduzir-se a velocidade, a pressão hidráulica deve trazer o reversor para a posição neutra. Mesmo quando isto não funcionar, a turbina afetada não é desligada, pois essa turbina ainda dispõe de força elétrica, força hidráulica e "bleed air".
Este procedimento baseia-se em experiência obtida durante vôo de teste com reversor de empuxo aberto. Recentemente, nosso piloto de testes executou um vôo em nosso simulador Fokker-100. Neste vôo, um reversor de empuxo foi aberto. Embora o simulador fosse controlável, o efeito do desempenho de vôo não foi considerado representativo e foi pior que o experimentado durante o teste de vôo.
Após uma investigação, afigurou-se que os dados de vôo para o reversor de empuxo aberto não haviam sido instalados corretamente no simulador. Isto foi retificado a partir de então.
Esperamos que o acima exposto responda a sua pergunta. Entretanto, caso necessite de maiores informações ou quando for de sua conveniência partilhar sua experiência, não hesite em nos contatar.
Atenciosamente,
Frans Hollestelle/Operation Support"

Texto Anterior: Carta encerrou discussão, diz TAM
Próximo Texto: Tumulto de camelôs fere três no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.