São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pactual compra Banco Sistema

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou ontem a compra do Banco Sistema, de São Paulo, pelo Pactual. A autorização do governo é necessária porque o Pactual tem participação estrangeira em seu capital.
O suíço Petter Paul Smith é proprietário de 16,72% das ações do Pactual.
Pelas regras em vigor, o aumento da participação estrangeira no sistema financeiro só pode ocorrer quando for declarado de interesse nacional.
Ainda é necessário um decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso confirmando a decisão do CMN.
Usualmente, o governo autoriza a entrada de estrangeiros no sistema financeiro mediante o pagamento de uma espécie de "pedágio". Ou seja, o interessado é obrigado a comprar créditos podres de instituições liquidadas pelo BC.
No caso do Pactual, em vez do "pedágio" tradicional, o banco terá que resolver problemas de perda patrimonial do Banco Sistema. Para atender as normas do BC, o Pactual vai ser obrigado a destinar capital para reequilibrar a instituição.

Texto Anterior: Reajuste começa a subir
Próximo Texto: Lucro das montadoras cresce 10%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.