São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leão deixa Atlético 'triste e preocupado'

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O treinador Emerson Leão, que será o novo treinador do Santos, se despediu na manhã de ontem dos jogadores do Atlético-MG se dizendo "triste e preocupado" por estar deixando o time mineiro para comandar o Santos.
"Estou triste porque fizemos tudo e não nos deixaram chegar à final do Brasileiro. Preocupado porque esses meninos precisam de um amigo, de um companheiro ao lado deles, não só um treinador", disse ele, referindo-se aos jovens jogadores lançados por ele.
Leão, que conquistou na noite de anteontem a Copa Conmebol com o Atlético-MG, comunicou oficialmente a sua saída antes do início da partida contra o time argentino do Lanús. Disse que sai, mas deixa "as portas abertas".
Após as despedidas de ontem, ele viajou para Itabira (a 100 km de Belo Horizonte) para buscar um cavalo da raça campolina, presente de um torcedor do time mineiro.
Diante dos vários apelos para ficar em Belo Horizonte, Leão explicou repetidas vezes que deixou o Atlético por uma questão familiar.
"Não é por dinheiro que vou deixar o Atlético. Tenho necessidade de voltar para casa."
Ele disse que as propostas financeiras que recebeu do Atlético, do futebol japonês e do La Coruña, deste último feita anteontem, foram superiores à do Santos.
O contrato com o clube santista é de um ano. Segundo Leão, a diretoria santista disse que ficou "surpresa pela definição de Luxemburgo" -que tinha feito acordo para ficar no clube até o final de 98- e que por isso não iria fazer um contrato longo.
Criticas
O novo técnico do Santos, que se apresenta hoje na Vila Belmiro, disse, em tom de crítica, que, caso o atacante Muller deixe o Santos, poderá pedir a contratação de "uma estrela" do Corinthians.
"Se o técnico do Corinthians (Wanderley Luxemburgo) pode tentar tirar uma grande estrela do Santos, o técnico do Santos também pode tentar tirar uma grande estrela do Corinthians."
Leão não citou nomes, mas ao ser indagado se já tinha algum jogador em mente, disse, sorrindo: "Claro que sim". Sobre essa indefinição, ele não quis dar opinião. Apenas lembrou que Muller tem dito que pretende continuar trabalhando com Luxemburgo. O jogador tem o passe preso ao Santos e contrato até o ano 2000.
Se não puder ter Muller, Leão vai pedir um substituto à altura. "Temos de ter peça de reposição. A saída de um grande jogador implica na chegada de outro."
O treinador disse que só após se apresentar ao Santos vai analisar a contratação de reforços. "Eu primeiro preciso saber o que vai sobrar para mim", afirmou.

Texto Anterior: Luxemburgo assume função na segunda; Leão faz 1ª reunião com direção do Santos; Seleção da Jamaica chega dia 2 para jogos
Próximo Texto: Anteontem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.