São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET prevê trânsito tranquilo à tarde

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem deixou para fazer as compras de Natal hoje ou amanhã na cidade de São Paulo pode ser presenteado com trânsito menos intenso que o dos últimos cinco dias, segundo previsão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Segundo a companhia, os melhores períodos para as compras, hoje, são a tarde e a noite. No domingo, qualquer horário deve ter trânsito tranquilo.
A correria dos motoristas às lojas atingiu ontem seu ápice. Às 18h, a lentidão já somava 154 km. Nas duas primeiras sextas-feiras de dezembro, nesse mesmo horário, os números foram 133 km e 130 km.
A CET atribuiu o trânsito à conjunção de vários fatores, além do tráfego normal: último dia de compras antes do fim-de-semana, saída dos paulistanos que decidiram viajar e pontos de chuva.
Apesar das reclamações dos motoristas, a CET calcula que o volume de lentidão no trânsito tenha sido entre 25% e 30% menor, em 97, que nos anos anteriores, devido ao rodízio de veículos instituído pela prefeitura.
"O trânsito não apresentou nada perto do que houve nos anos anteriores", disse o gerente de engenharia de tráfego da área central da cidade, Ricardo Teixeira, 37.
Houve exceções. A principal foi a região central da cidade, nas proximidades da rua 25 de Março. Ali, segundo Teixeira, o fluxo do trânsito viveu a pior situação de sua história. "O público dos shoppings escolheu a 25 de Março para fazer as compras", disse.
A migração do público de maior poder aquisitivo, dos shoppings para centros comerciais instalados nas ruas, atingiu ainda o Brás e o Bom Retiro.
Na zona leste, a avenida Radial Leste também sofreu com a época das compras, depois da inauguração de um shopping no Tatuapé.
Jardins
Os Jardins, na avaliação da CET, ficou fora do aumento de trânsito. Segundo Teixeira, o trânsito nas tradicionais lojas da Oscar Freire, Lorena e adjacências "foi abaixo de todos os outros anos."
Segundo o engenheiro, mesmo nos horários fora do rodízio o trânsito esteve menor que em outros anos. "As pessoas não têm memória de 12 meses para comparar com o ano passado", disse.
A CET colocou ontem todo seu efetivo de 500 homens para controlar o trânsito na cidade.

Texto Anterior: 42 pontos terão 3 medições
Próximo Texto: Jardins vê caos aumentar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.