São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim-de-semana deve ter boas vendas

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

As redes de supermercados apostam alto nas vendas deste final de semana. Filas e excesso de gente nas lojas, o que pode se irritante para o consumidor, é tudo que as redes estão esperando.
Esse excesso de consumidores neste período do ano é normal, diz Omar Assaf, presidente da Associação Paulista de Supermercados. A maioria dos produtos consumidos no final de ano, como frutas, legumes e carnes congeladas precisam ser comprados às vésperas.
Além disso, a estabilidade da moeda provoca efeito inverso ao dos períodos de inflação alta, quando o poder de compra diário do consumidor era menor. Hoje, ao contrário, a espera pode significar até redução de preço, pois não há desabastecimento e o produto pode entrar em promoção.
Essa redução de preços deve ser restrita, no entanto, aos produtos natalinos. Os demais, conforme pesquisa do Datafolha, continuam com reajustes. Nesta semana, a alta foi de 0,64% nos supermercados e de 1% nos hipermercados.
Assaf diz que esses reajustes ocorrem porque as promoções tradicionais dos setores de higiene, limpeza e alimentos foram transferidas para os produtos específicos de fim de ano.
Essa alta se deve, ainda, à pressão de alguns itens específicos como café, óleo de soja e arroz. Os supermercados estão recebendo o café com reajuste de 15%, diz Assaf.

Texto Anterior: Mansur finaliza acordo com VR e Morgan
Próximo Texto: Fenícia vende Etti para a Parmalat
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.