São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edmundo fica em suspense até amanhã

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O atacante Edmundo será julgado hoje, a partir das 11h, pelo TE (Tribunal Especial) da CBF, mas o suspense sobre sua escalação só deverá ser desfeito amanhã, a poucas horas do início da decisão do Campeonato Brasileiro, às 18h, no Maracanã.
Indiciado em dois artigos do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar do Futebol) pela expulsão na primeira partida da final, domingo passado, no Morumbi, o atacante poderá ser suspenso hoje por até nove partidas.
Uma possível suspensão não atrapalhará a estratégia dos advogados do Vasco para colocar Edmundo em campo amanhã.
Logo após o anúncio da sentença, o departamento jurídico do Vasco deverá recorrer da decisão do TE no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), a última instância da Justiça desportiva.
Os advogados do Vasco vão entrar automaticamente com um pedido de efeito suspensivo da decisão do TE no STJD.
O pedido só deverá ser apreciado amanhã pelo presidente do STJD, Luiz Zveiter.
"O Vasco não terá tempo hábil de fazer o pedido no sábado, e vou dar a minha decisão apenas no domingo", disse Zveiter. "A decisão poderá acontecer até mesmo no Maracanã", acrescentou.
Edmundo foi indiciado nos artigos 310 (agressão a adversário), que tem pena de dois a quatro jogos, e 235 (ofender moralmente árbitro), de dois a cinco jogos.
Apesar do passado do atacante no TE -já foi julgado dez vezes-, o diretor do departamento jurídico do Vasco, Paulo Reis, disse ontem que o advogado do clube vai tentar absolver o jogador.
"Vamos mostrar que o Edmundo foi muito provocado e apenas reagiu", disse Reis.
O vice-presidente de futebol do Vasco, Eurico Miranda, está confiante na escalação do jogador na decisão. "O Edmundo vai estar em campo no domingo."
O Vasco contratou um dos mais famosos advogados de Justiça desportiva: João Carlos Ferreira, que já presidiu o STJD.
Até o final da tarde de ontem, Edmundo garantia que não compareceria ao julgamento.
O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, também expulso no domingo, será julgado hoje.
Scolari pode ser suspenso por até 180 dias. Ele foi indiciado no artigo 228 (agressão a atleta adversário).
O clube paulista também contratou um famoso advogado. José Mauro do Couto, advogado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e da entidade na Justiça comum, defenderá hoje o treinador, que estará presente ao julgamento.

LEIA MAIS sobre a decisão do Brasileiro da pág. 3-14 à 3-16

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Como vai ser o julgamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.