São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caymmi dá depoimento inédito em especial

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal pago de TV Bravo Brasil exibe hoje, às 21h30, o "Especial Dorival Caymmi", documentário de 70 minutos de duração dedicado ao compositor baiano de 83 anos, incluindo depoimentos inéditos e imagens raras.
A direção é do cineasta Aluísio Didier. O especial é recheado de depoimentos inéditos de Caymmi, colhidos no museu do Açude, no Alto da Boa Vista (Rio).
Ele fala do início da carreira, de Carmen Miranda, de sua mulher, Stella, e do processo de produzir canções, que, segundo afirma, "vem dum sentimento assim muito especial de gostar das coisas, dos fatos, da natureza, das pessoas, do motivo... O motivo está ali, e um belo dia me provoca um tipo de olhar. Os olhos vão ver a canção, vêem e realizam", explica.
Os depoimentos são entrecortados pela apresentação de músicas que Caymmi compôs, ora interpretadas ao violão por ele mesmo ("O Mar", "Milagre"), ora pelo filho Dori Caymmi ("Canoeiro", "Coqueiro de Itapoã" e outras).
Algumas canções foram retiradas de especial gravado para a rede norte-americana NBC, em 1965. Mostram Caymmi ao lado do cantor Andy Williams, cantando "O Que É Que a Baiana Tem?" e "História de Pescadores".
Imagens mais raras são as do filme "Estrela da Manhã" (1948), que ele fez como ator com Paulo Gracindo. As cenas recuperadas mostram o personagem de Caymmi, um pescador, cantando "O Bem do Mar" ao violão. Do cinema também foram extraídas as imagens de Carmen Miranda cantando "O Que É Que a Baiana Tem?".

Programa: Especial Dorival Caymmi
Emissora: Bravo Brasil
Quando: hoje, às 21h30, e amanhã, às 18h30

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Tecno e Costello fecham série 'Free Jazz'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.