São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
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CARTAS

* "Gostaria de saber qual é a ordem certa para colocar as informações em um currículo. Primeiro deve vir a parte de dados pessoais, depois a escolaridade, daí a experiência profissional, os idiomas e os cursos? Ainda se coloca cargo desejado ou é melhor pôr objetivo? O currículo deve ser assinado?"
Maria da Graça da Silva (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo o consultor de RH (recursos humanos) Laerte Cordeiro, diretor da Laerte Cordeiro & Associados, os dados pessoais, com endereço e telefone do candidato, devem ser a segunda informação a constar do currículo.
A primeira tem de ser a área de interesse, e não o cargo desejado, como pergunta a leitora.
A escolaridade deve ser o terceiro item do currículo. Para o consultor, não é necessário citar onde cursou o segundo grau. É importante mencionar cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.
O quarto item deve ser o grau de conhecimento de informática e os idiomas, seguido pela experiência profissional. O currículo não deve ser assinado ou ter data. O ideal é ter no máximo duas páginas.
Além disso, precisa ser enviado ao possível empregador sem nenhum erro de português. "Isso elimina quase automaticamente o candidato", diz o consultor.
Outra dica é jamais mandar o currículo manuscrito.

Cartas devem ser enviadas para caderno Empregos - Seção de Cartas, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900.

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