São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Nova lei dificulta imigração para os EUA

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

As novas regras de imigração nos Estados Unidos, que entraram em vigor na última sexta-feira, devem dificultar a vida de muitos brasileiros residentes no país.
A brasileira Sandra Ribeiro, 28, é um dos exemplos. Sandra mora há seis anos em Nova York e trabalha como babá três horas por dia. O rendimento anual da brasileira não seria suficiente para trazer seus parentes do Brasil.
"Gostaria de poder trazer minha mãe, que é viúva, mas com essa mudança nas regras de imigração vai ficar mais difícil."
Sandra é solteira, mas mora com o namorado, que também é brasileiro. Ela nasceu em São Paulo e resolveu mudar para Nova York para "ganhar mais dinheiro".
"Quando cheguei aqui, minha intenção era trabalhar uns dois anos e depois voltar para o Brasil. Mas depois acabei me acostumando com o lugar, fazendo amigos. Decidi ficar por aqui."
Outra brasileira que pode enfrentar problemas como a nova lei é a empregada doméstica Rose da Silva Campos, 38. Ela trabalha em Nova York há dois anos e pretende trazer seus dois filhos do Brasil.
"Eu não sabia que havia uma lei pedindo comprovação de salário para poder trazer outras pessoas. Estou planejando trazer meus filhos até o final do ano que vem." Rose tem dois meninos, de 12 e 15 anos, que moram com a avó no Rio de Janeiro.
"Resolvi vir para os Estados Unidos porque o que ganho aqui é muito mais do que estaria ganhando no Brasil. Meus filhos têm uma vida melhor agora com o dinheiro que posso mandar para eles".
Rose tem um visto de trabalho provisório, o que a obriga a voltar para o Brasil no próximo ano se quiser requisitar nova permissão de permanência. "Ainda não sei o que vou fazer, minha situação está ficando mais complicada."
Outro lado
"Não podemos aceitar que essas pessoas venham para cá e não paguem taxas e impostos. Queremos receber os imigrantes legais que quiserem trabalhar e produzir nos EUA, mas eles têm de contribuir com os impostos do país", afirma Lamar Smith, diretor do subcomitê de imigração do governo.
Segundo o governo, o objetivo da nova regra é apenas assegurar que as pessoas tenham condições de sustentar parentes trazidos do exterior, caso eles não trabalhem (como no caso de crianças).

Texto Anterior: Pesquisa aponta conhecimento básico ruim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.