São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Beleza em seu tempo

LAVÍNIA FÁVERO

Maquiagem e penteado para as festas devem combinar com a idade
Natal e réveillon merecem uma produção a mais. Mas como não parecer artificial? A Revista convidou modelo Katrina Seibert, 17; a designer Eliete Pampalon, 31, e a gastrônoma Rossela Giacometti, 48, para serem penteadas e maquiadas por profissionais de quatro salões diferentes, cada uma de acordo com seu estilo.
Para Katrina, o maquiador e cabeleireiro Rodrigo Gomes, da Angel Agent, pensou em um estilo suave. Os cabelos foram só escovados, e a franja foi colocada para o lado. "Todo o look é natural e simples. Como ela é jovem, escolhi uma maquiagem que fosse simples de fazer, mas também sofisticada", diz Rodrigo.
O maquiador não usou base, mas hidratante colorido, para preparar a pele de Katrina. "Assim, ela pode curtir a festa à vontade que a maquiagem não vai escorrer", explica.
A boca foi pintada com um batom prata e realçada com gloss. Nos olhos, o mesmo batom, para fixar a sombra furta-cor, aplicada com mais destaque na área das palpebras que fica perto do nariz. "O rosto ganha um ponto de luz", diz o maquiador.
Os cílios foram alongados com curvex antes de receber rímel preto. Nas sobrancelhas, Rodrigo aplicou um pouco de sombra marrom. O acabamento foi feito com uma sombra um pouco mais clara e blush rosado.
Eliete ganhou um visual mais sofisticado: os cabelos foram presos em um coque à Evita por Rodrigo Rodrigues, do Sabiatt's. "O coque valoriza o rosto e a maquiagem, além de deixá-la com um ar clássico sem envelhecer", diz o cabeleireiro, que indica o penteado para mulheres com idade em torno de 30 anos.
Gilson Pereira da Silva, do mesmo salão, compôs uma maquiagem em tons terra.
Como a pele de Eliete estava bronzeada, foi necessário aplicar uma base hidratante para prepará-la. "Também passei uma camada fininha de pó, para não realçar as marcas de expressão", diz.
O maquiador passou sombra nas cores terra e branca na base das pálpebras, suavizando o efeito com uma camada de sombra ouro velho por cima.
A seguir, fez um risco bem fino com delineador preto e aplicou três camadas de rímel nos cílios superiores. A parte debaixo do olho foi maquiada com rímel incolor e lápis marrom, "para abrir o olhar".
A boca foi desenhada com lápis marrom seguindo o contorno dos lábios e preenchida com batom cobre levemente rosado. Para completar, um blush terra levemente cintilante, aplicado de maneira bem suave.
O estilo de Rosella fez com que Lenir Bragantin, do W2, pensasse em um penteado preso, mas casual. "Um cabelo certinho faria com que ela parecesse mais velha".
A pele de Rosella foi preparada com uma camada bem fina de base e outra de pó. "O segredo está aqui: muita base ou pó podem marcar rugas", diz Cida Nunes, do L'Autre Femme.
"Passei primeiro uma sombra bem clara. Complementei com marrom no canto dos olhos e passei uma sombra amarela cintilante bem clara para iluminar o olhar", explica. Em vez de delineador, Cida usou pancake preto misturado com água "porque dura mais" e alongou os cílios com rímel preto.
Nos lábios, uma mistura de batom vermelho com dourado, sem delinear com lápis. As mesmas cores de blush foram usadas para realçar as maçãs do rosto.

Próximo Texto: O Oriente é aqui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.