São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de saber quais as vantagens do Gol 1.0 16V em relação aos demais concorrentes."
Maximiliano Aguiar (Limeira, SP)

Resposta
A maior vantagem do Gol 1.0 16V é a potência maior (69,4 cv, contra 54,4 cv do Gol 1.0 com oito válvulas), que garante mais segurança em ultrapassagens. Como o torque também é maior (9,4 mkgf contra 8,5 mkgf), há um pouco mais de conforto no trânsito urbano. As desvantagens são a dificuldade de arrancada, o maior consumo e o preço mais alto.

* "Gostaria de melhorar o desempenho do meu Gol GL 1.8 92, a álcool. No caso de precisar trocar o comando de válvulas, quero saber o nome, ou o código da peça, e as novas regulagens. Quais serão os resultados no consumo de combustível?"
Dáverson Furlan (Brasília, DF)

Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, a melhor opção é a troca do comando de válvulas. A sugestão é o B2178 de 290° x 276. As folgas de válvulas são: 0,35 mm para a admissão e 0,40 mm para o escapamento. O ponto de ignição passa para 15° apms e a giclagem do carburador deve ser enriquecida em 10% nos dois estágios. O acionamento do segundo corpo deve ser mecanizado. O consumo varia conforme o carro é conduzido, mas o aumento médio fica em torno de 15%.

* "Em outubro, comprei um Ka 1.0 na Paulivel. Logo após a retirada do carro, notei um barulho na suspensão dianteira. Na revenda, fui informado de que o barulho era normal no modelo e que a Ford ainda não havia se manifestado a respeito disso."
Roberto Carneiro Giraldes (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford disse que contatou o distribuidor Paulivel e que o veículo já foi atendido.

O leitor disse que o problema está solucionado.

* "Tenho um Gol 1.0 a gasolina, ano 95, com 7.400 km rodados. O carro teve problemas de aceleração e já esteve duas vezes na revenda Carbel. O problema não foi solucionado e a oficina diz que o carro está normal."
Rosemarie Bensemann da Costa Cruz (Belo Horizonte, MG)

Resposta
A Volkswagen orienta a leitora a ir a uma concessionária de sua preferência. A montadora disse ainda que, na necessidade de um eventual reparo, os custos correrão por parte da cliente, uma vez que a garantia do veículo expirou em setembro do ano passado.

* "Comprei uma picape Courier, na concessionária Rondovesa, em setembro. No mesmo mês, fui vítima de um acidente de trânsito. O carro retornou à revenda, e o serviço foi coberto pelo seguro. Seria preciso consertar o eixo traseiro e trocar a luz da caçamba. Até hoje estou sem o carro."
Elcimar Juarez Forte (Porto Velho, RO)

Resposta
A Ford informou que o problema apontado pelo cliente foi resolvido pela Rondovesa.

O leitor disse à Folha que precisou esperar 56 dias para a conclusão do serviço.

* "Tenho um Gol CLi 1.8, ano 95. Há quatro meses surgiram pontos de ferrugem na junção do teto com o pára-brisa. Na revenda, perguntaram se eu já havia trocado o pára-brisas do carro. Respondi que a peça fora substituída em uma autorizada. A conclusão da revenda é que o problema foi causado pela cola. Gostaria de saber qual a garantia que a VW dá para seus carros em caso de ferrugem."
Vilmar Júnior (Petrolina, PE)

Resposta
A Volkswagen disse que a cliente deixou de informar em seu e-mail o nome da concessionária e os dados de seu veículo. Segundo a montadora, a leitora deve ir a uma autorizada para avaliar o carro. Após a análise, ela deve manter contato com a fábrica para uma definição do caso.

* "Duas semanas depois de eu ter retirado meu Palio EDX 97/98, na Spazio, o carro apresentou dois problemas: vazamento de fluido do freio e um dos vidros elétricos que abria pela metade. Levei o carro à revenda e esperei duas horas pelo conserto. No dia seguinte, vi que o fluido de freio continuava escorrendo. Procurei outra revenda, que detectou um problema grave no sistema, que acabou sendo resolvido. Minha indignação é como a Spazio libera um veículo nessas condições."
Lauro Shinohara (São Bernardo do Campo, SP)

Resposta
A Fiat informou que o serviço no veículo foi realizado pela Pirâmide e que o carro foi entregue em condições normais de uso.

* "Fui vítima de um acidente de trânsito em julho do ano passado. A colisão danificou a frente do meu Escort, ano 94. O carro foi levado à revenda Cantareira, onde foi feito o serviço de funilaria. Ao retirar o carro, observei um barulho anormal no motor. Um dos técnicos da revenda disse que era normal. Procurei um mecânico particular, e foi constatado problema no coxim. Posteriormente, fui reembolsado pela autorizada. Agora, um ano e dois meses depois, surgiram manchas no capô. Contatei a montadora e fui informado de que a responsabilidade era da Cantareira."
Marcelo Sanomiya (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford disse que contatou a Cantareira, que se prontificou a efetuar o reparo de pintura do veículo, a título de cortesia, uma vez que o carro se encontra fora do período de garantia.

O leitor informou à Folha que o carro já está na revenda para os devidos reparos.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Ar-condicionado vira acessório na linha VW; Loja importa produto para limpar motor; Mercado ganha dois novos botes infláveis; Arlen lança tweeter mais compacto
Próximo Texto: Corsa automático aumenta o conforto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.