São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Muito interessado; Cortina de fumaça; Inversão de valores; Pé-frio global; Sinal verde; Disputa sem fim; Guerra dos brinquedos; Corrida do ouro; Roupa suja; A nossa turma 1; A nossa turma 2; Lágrima de crocodilo; O poder é um elixir; Espelho meu

Muito interessado
No fim de recente reunião com Pitta, Luiz Carlos Mendonça de Barros (BNDES), que tratava de empréstimos a São Paulo, ouviu uma pergunta. O prefeito queria saber se sairia financiamento do banco para a Eucatex, empresa de Maluf na qual trabalhou.

Cortina de fumaça
Maluf jura que não é despiste, mas tem repetido a interlocutores que não sairá um tostão dos cofres federais para a Prefeitura de São Paulo. Diz que o PSDB não deixará. Mas vai continuar pedindo. No mínimo, acha que joga um tucano contra o outro.

Inversão de valores
Quer ouvir elogios ao ministro da Educação? Fale com Maluf e seus companheiros do PPB. Quer escutar críticas duras a Paulo Renato? Procure a tucana Rose Neubauer, secretária da Educação do governador Covas.

Pé-frio global
Piada ouvida em Brasília: agora que as previsões do FMI para 98 colocaram o Brasil como modelo de reação ao crash global, FHC deve ter cuidado redobrado. O FMI começou 97 elogiando a Coréia do Sul, tigre asiático que termina o ano indo à lona.

Sinal verde
O Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou ontem por 12 a 0 na câmara técnica e por 19 a 4 no plenário o relatório de impacto ambiental do anel viário paulistano. O edital deverá ser publicado em 12 de janeiro.

Disputa sem fim
O Conselho Internacional das Indústrias de Brinquedo, que usa vinil, alega que o material não é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, como argumenta o Greenpeace. Nos EUA, a indústria e o movimento travam guerra de laudos científicos.

Guerra dos brinquedos
A Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos) assinaria compromisso hoje com o Greenpeace contra brinquedos de vinil. Voltou atrás ontem. Diz que o texto proposto pela ONG traria problemas jurídicos para as indústrias.

Corrida do ouro
Com R$ 150 mi para gastar até o fim do ano em obras para prevenir os efeitos do El Niño, Fernando Catão (Políticas Regionais) viu seu gabinete se transformar num ponto de romaria. Os pedidos de verba dos políticos já ultrapassam os R$ 4 bi.

Roupa suja
Pegou mal em setores do governo o ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) ter dito que "quem cuida do meio ambiente não é o Incra", ao responder sobre desmatamento em assentamentos. Logo ele, que dirigiu o Ibama até abril de 96.

A nossa turma 1
O ministro Eliseu Padilha (Transportes), que começou prometendo rigor contra acusações de corrupção no DNER, amaciou depois de receber pressões do líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA).

A nossa turma 2
O líder Geddel Lima disse a Eliseu Padilha que ele estava ameaçando a unidade dos governistas do PMDB ao bater forte no DNER. Lembrou que ele foi indicado pela composição de forças que está no órgão sob suspeita.

Lágrima de crocodilo
Um repórter que cobre o Planalto perguntou ontem a FHC que conselho ele daria aos pequenos e médios produtores rurais, que têm chorado por mais atenção do governo. Resposta: "Continuem chorando".

O poder é um elixir
Na conversa que teve ontem com os repórteres que cobrem o Planalto, FHC disse que a presidência não era um sonho, mas um pesadelo. Diante da perplexidade geral, recuou: "Brincadeira. É muito agradável".

Espelho meu
Repórteres credenciados no Planalto perguntaram a FHC se o incomodava a crítica de que é prepotente. O presidente desconversou, mas admitiu: "Vaidoso, isso eu sou. Não fisicamente, mas intelectualmente".

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do senador Esperidião Amin (PPB-SC), a respeito da sobrevalorização cambial, que, segundo ele, faz a festa dos consumidores no Natal, pois reduz o preço dos produtos importados:
-Ao contrário do que diziam no governo Médici, com o câmbio alto, o consumidor e o assalariado que ainda não perdeu o emprego vão bem, mas as contas públicas e o país vão mal.

Próximo Texto: Índio quer apito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.