São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia tenta mudar imagem de cadeias

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Turquia anuncia que promoverá a humanização de seus presídios. As autoridades já começaram a pôr em prática um pacote de medidas que visa melhorar a imagem do sistema carcerário do país, que ganhou má fama internacionalmente após o filme "Expresso da Meia-Noite".
O primeiro-ministro turco, Mesut Yilmaz, em visita aos EUA, entregou ao presidente Bill Clinton um documento que explica as mudanças, formuladas de acordo com padrões internacionais.
A Turquia tenta melhorar sua imagem no campo dos direitos humanos, muito criticado na Europa. Esse é um dos pontos que enfraquecem a candidatura turca para se tornar membro da União Européia (UE).
Segundo o novo plano, os presidiários passarão por exames médicos regulares e terão acesso a livros. Os menores de idade detidos terão esportes como vôlei e tênis dentro dos presídios.
O secretário de Estado para Direitos Humanos, Hikmet Sami Turk, diz que os cárceres turcos ficarão semelhantes aos melhores do mundo. "Não haverá mais motivos para se produzirem filmes tristemente famosos como aquele", afirmou.
Há mais de um mês, presidiários das Províncias de Nazilli, Erzurum e Nigde fazem greve de fome por melhorias no atendimento médico, alimentação e aquecimento das celas. Pelo menos 16 presos estão em péssimo estado de saúde.
Em 96, sete presos morreram no cárcere de Bayrampasa, após 68 dias de greve de fome.

Texto Anterior: Menem é reprovado por 45%
Próximo Texto: Filme foi baseado em história verídica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.