São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religião original é politeísta

DA ENVIADA ESPECIAL

A religião original tanto dos índios xavantes quanto dos carajás é baseada no politeísmo -crença na existência de mais de um deus.
Para os xavantes, o mundo surgiu a partir da ação de uma dupla de entidades, a Parinaiá, que seria responsável pela criação de tudo o que existe.
Segundo o antropólogo da Funai Jorge Luiz de Paula, que trabalha há dois anos com índios xavantes, é comum que os cristãos associem Parinaiá à imagem de Cristo, em uma tentativa de sincretismo religioso, isto é, de uma fusão de valores que permita a aproximação entre as duas crenças.
Já os feiticeiros carajás invocam os deuses do Aruanã, espíritos que podem estar relacionados à água, ao céu, ao fundo da terra ou aos demais elementos da natureza.
O chamamento dos deuses ocorre conforme a necessidade imediata da aldeia e é feito por intermédio de uma festa que acontece a cada três dias.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia proíbe a realização da festa do Aruanã na aldeia. "Nosso Deus é único", afirma o pastor carajá João Werreriá.

Texto Anterior: Culto adventista recolhe R$ 28
Próximo Texto: O ano global
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.