São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chance de gravidez é de 45%

CARLA CONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

As chances de gravidez em casos de reprodução assistida dependem do estado de saúde e, principalmente, da faixa etária da mulher.
Cerca de 45% das mulheres abaixo dos 30 anos conseguem engravidar, segundo José Gonçalves Franco Júnior, 50, diretor do Centro de Reprodução Humana da Fundação Maternidade Sinhá Junqueira.
Já no caso de mulheres acima dos 40, a taxa de sucesso cai para 20%. Já a taxa de gestação com mais de um embrião vai depender da idade da mulher -quanto mais jovem, maior a chance. Além do fator idade, também influi no processo o local onde está sendo feito o tratamento. Clínicas com técnicas mais modernas acabam reduzindo o número desses casos.
Como a incidência de gravidez com mais de um embrião é alta no caso de mulheres que fizeram tratamento, alguns médicos podem recomendar a redução seletiva -método que consiste em escolher um deles para "eliminá-lo".
Quando uma mulher grávida de trigêmeos, por exemplo, faz redução, o quadro de saúde dos bebês que nascem é consideravelmente melhor que se todos os três embriões tivessem sido mantidos até o fim da gestação.
Apesar de ser uma técnica ainda não autorizada no Brasil, médicos alegam que essa metodologia deve ser tomada em casos especiais -quando o risco da gravidez é muito alto ou quando um dos embriões apresenta problemas irreversíveis.

Texto Anterior: Solução é melhorar embrião
Próximo Texto: Repouso é o grande segredo, diz Fátima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.