São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amamentação e obesidade

DA REDAÇÃO

O leite humano contém leptina, um hormônio associado à obesidade e ao controle do metabolismo, segundo estudo realizado por três universidades norte-americanas com 23 mães lactantes.
A pesquisa mostrou que a quantidade de leptina presente no leite materno está ligada à gordura corporal da mulher. Quando mais obesa a mulher, maior é a quantidade de leptina no leite, de acordo com o estudo, publicado na revista "Biochemical and Biophysical Research Communications".
Os resultados da pesquisa levantaram algumas dúvidas para as quais os cientistas ainda não têm respostas.
Uma delas é se a leptina teria alguma importância na transmissão da obesidade entre as gerações. Outra possibilidade é de a leptina ser importante para a produção do leite materno, mas não ter função alguma para o bebê.
Apesar de terem encontrado esse hormônio no leite humano, os cientistas autores da pesquisa ainda não sabem se ele desempenha alguma função no desenvolvimento infantil.
Os pesquisadores da Universidade Purdue, da Universidade de Idaho e da Universidade Estadual de Washington, todas nos Estados Unidos, descobriram que a leptina está presente no leite humano em concentrações inferiores à da corrente sanguínea.
"Sabemos que o leite humano tem muitos hormônios e proteínas e que vários estudos mostram as vantagens da alimentação das crianças com o leite materno", disse a pesquisadora Karen Houseknecht, professora da Universidade Purdue e da Universidade de Indiana.
No entanto, Houseknecht afirma que é difícil determinar a função da leptina, da mesma forma que é difícil descobrir o papel de vários outros hormônios presentes no leite materno.
"Pode ser que a leptina apenas esteja presente, sem nenhuma função", disse a pesquisadora.

Texto Anterior: CONHEÇA OS AUTORES
Próximo Texto: EVOLUÇÃO; BIOGRAFIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.