São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

Kenneth Maxwell é historiador inglês e um dos maiores especialistas da atualidade sobre a história do Brasil e de Portugal, sobretudo a dos períodos colonial e imperial.
Seu livro mais célebre é "A Devassa da Devassa", sobre a Inconfidência Mineira, em que propõe uma revisão das influências do Iluminismo, da Independência americana e da Revolução Francesa sobre o movimento brasileiro de 1789.
Já em "Pombal - Paradoxos do Iluminismo", Maxwell se debruça sobre o que chama de "o outro lado da filosofia das luzes". Para ele, o projeto iluminista do déspota português Marquês de Pombal, no século 18, apoiou-se em violências e arbitrariedades.
Essa forma de justificar o autoritarismo como parte necessária de um grande processo civilizatório, diz Maxwell, ajuda a entender muito da formação da própria sociedade brasileira.
Ambas as obras foram editadas pela Paz e Terra.
Lançou neste ano "The Making of Portuguese Democracy" (A Formação da Democracia Portuguesa, Cambridge University Press).
O livro estuda o regime democrático em Portugal desde seu início, em 1974, com o fim da ditadura, até sua consolidação, já nos anos 80.
Maxwell vive atualmente nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Encontros iniciais de um viajante
Próximo Texto: Encontros iniciais de um viajante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.