São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997 |
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Como montar uma lavanderia? Marlene Geoffroy Fonseca (Belo Horizonte, MG) Para montar uma lavanderia, o empreendedor deve definir seu segmento de atuação, administrar corretamente a empresa e dominar a técnica de lavagem de roupa. Precisa ter também um profundo conhecimento sobre os tecidos e tipos específicos de lavagem para cada tipo de roupa. Existem dois segmentos básicos de atuação em lavanderias: o industrial e o domiciliar. No industrial, o empreendedor trabalha, na maioria das vezes, com roupas simples (uniformes e roupas de cama, por exemplo), em quantidades fixas, o que facilita a administração, a previsão e o cálculo do retorno do negócio. A lavanderia deve ter serviço de retirada e entrega de roupas no cliente, principalmente quando se trabalha com restaurantes, hotéis, motéis, flats, indústrias, condomínios e residências. Já as lavanderias domiciliares devem estar localizadas em zonas residenciais de classe média e podem funcionar de duas formas: convencional ou auto-atendimento (onde o cliente lava as roupas, usando as máquinas da loja). Existem ainda algumas lavanderias domiciliares que também prestam serviços de terceirização de lavagem de jeans para empresas de pequeno e grande porte. Além de trabalhar com lavagem, é interessante oferecer outros serviços, como tingimento de roupas. Uma lavanderia domiciliar pode ser montada com um investimento inicial que varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil. Já a industrial consome até R$ 100 mil. Caso o empreendedor prefira investir na implantação de uma lavanderia que beneficia jeans, o investimento é ainda maior. Só para ter uma idéia, as máquinas mais baratas para esse tipo de negócio custam cerca de R$ 70 mil. Para a abertura da empresa, o empresário deve providenciar registros nos seguintes órgãos: Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Receita Federal, INSS, sindicato patronal e prefeitura. Ainda na prefeitura, o interessado deve pesquisar as exigências quanto à instalação de negócio, localização e alvará de funcionamento. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Franquedores revêem projeções Próximo Texto: Mundo dos negócios recusou as previsões mirabolantes em 1997 Índice |
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