São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Honda Civic VTi vence ranking 1997

DA REPORTAGEM LOCAL

O Honda Civic VTi desbancou vários carrões e foi o vencedor do ranking entre os modelos testados pela Folha e pelo Instituto Mauá durante este ano -confira os melhores no quadro ao lado.
No total, foram aferidos em 1997 um total de 54 veículos -nacionais e importados-, uma média de 5,4 testes por mês.
A intenção do ranking foi eleger o veículo mais equilibrado entre os vários quesitos (aceleração, retomada de velocidade, nível de ruídos e frenagens).
Para chegar ao resultado, os carros testados ganharam uma nota para cada item. Assim, o mais bem colocado em aceleração, por exemplo, ganhou nota um, o segundo, dois, e assim por diante. O vencedor seria o que fizesse menor números de pontos.
Surpresas
Os importados dominaram as primeiras posições, mas aconteceram muitas surpresas. Carros consagrados, como o sedã de luxo Audi A8, a Mercedes-Benz SLK ou a BMW Z3, que desfilaram pelas páginas do caderno Veículos, ficaram para trás.
Mesmo sem ficar em primeiro lugar em nenhum quesito, o Honda Civic VTi levou a melhor, com 48 pontos (3º lugar em aceleração, 5º em frenagem, 31º em nível de ruídos, 2º em consumo urbano e 7º, em rodoviário).
Apesar do preço um pouco salgado (US$ 43,6 mil), o cupê Honda revelou-se ágil (fez de 0 a 100 km/h em 8,28 segundos), econômico, muito estável e com dirigibilidade agradável. Teria uma atuação melhor se domasse seu lado "barulhento" -ficou ao lado do jipão Cherokee Limited e atrás do jipe Suzuki Vitara.
O segundo colocado, com 66 pontos, tem alma mais esportiva: o Citroën ZX Dakar (US$ 38,9 mil). O carro traz, como destaques, excelentes sistemas de suspensão (regulável) e de freios (ficou em primeiro lugar em frenagens).
Já o luxuoso BMW 323i (US$ 66,8 mil), terceiro do ranking, destacou-se pelo acabamento interno, silêncio na cabine (3º lugar no geral) e, principalmente, nas provas de aceleração.
Todos os modelos testados foram fornecidos pelas montadoras ou representantes das marcas. Eram carros com quilometragem baixa e devidamente preparados para o teste.

LEIA MAIS sobre os testes na pág. 2

Próximo Texto: Veja como é feito o teste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.