São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Populares" ficam entre o céu e o inferno nos testes

Modelos 1.0 ganham em consumo e perdem feio em desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL

Os "populares" ficaram entre o céu e o inferno durante os testes realizados em 97: foram os mais econômicos e, disparados, os piores em desempenho.
Detendo cerca de 65% do mercado brasileiro, modelos como Ford Ka, Gol 1.0, Palio EDX, Fiesta e Corsa foram os campeões em consumo de combustível.
Na cidade, o vencedor foi o subcompacto Ford Ka, com 13,7 km/l. Outro que fez bonito foi o importado Peugeot 106 Soleil, primeiro lugar em consumo rodoviário, com a expressiva marca de 21,4 km/l, e terceiro em urbano, com 12,3 km/l.
Merecem destaque outros importados, como o Honda Civic VTi e o Toyota Corolla, que estão longe de serem "populares", mas obtiveram boas marcas em consumo urbano.
No outro lado da tabela, o jipão Grand Cherokee Limited pode ser bom para enfrentar trilhas, porém mostrou-se um "beberrão" de combustível -foi o pior na cidade (4,2 km/l) e na estrada (7,6 km/l).
Desempenho
Se o comprador levar em consideração o desempenho, deve realmente passar bem longe dos carros mais baratos do mercado.
Entre os mais rápidos, os "populares" foram unânimes: conquistaram as cinco piores classificações -veja tabela abaixo.
O pior em aceleração, o Ford Fiesta 1.0 levou quase três vezes mais tempo para chegar a 100 km/h do que o Volvo S70 T5 -intermináveis 22,37 s, contra 7,85 s.
O ranking revela outras curiosidades. O Subaru Outback, misto de jipão e perua, conquistou o primeiro lugar entre os mais silenciosos, superando o Honda Civic EX e o luxuoso Audi A8.
Outro veículo que se deu bem nesse quesito também surpreende: a picape grande Silverado turbodiesel, terceira mais silenciosa do ranking -os veículos movidos com esse combustível em geral são muito barulhentos.
Já nas provas de frenagem prevaleceram carros equipados com o dispositivo antitravamento ABS: o Citroën Dakar 16V, a BMW 323i e a perua Laguna Nevada 2.0.

Texto Anterior: Veja como é feito o teste
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.