São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Fiat e Ford são os destaques do ano
HENRIQUE SKUJIS
A Volkswagen, que nas últimas duas décadas lidera o mercado de veículos, retardou lançamentos e não apostou em novos produtos. Assim, ao olhar pelo retrovisor, notou a rápida aproximação da Fiat e da Ford, que adotaram uma postura arrojada e aumentaram a participação no mercado. A produção da VW aumentou apenas cerca de 7% durante 97. Fiat e GM cresceram cerca de 15,5%, enquanto a Ford obteve a melhor marca: 55%. Lançamentos A VW lançou o Polo Classic para o lugar do Logus, mas o carro não conquistou grande simpatia do consumidor. As outras apostas da marca foram a nova Saveiro e as versões quatro portas do Gol e da Parati, que também receberam a opção do motor 1.0 16 válvulas. Se não foi pouco, foi insuficiente para manter a liderança do mercado em todos os meses do ano. Apesar de ter terminado 97 como a marca mais vendida, nos últimos três meses do ano a Fiat vendeu mais que a VW, mostrando que, em 98, as posições na tabela podem se inverter. Para conseguir embolar a liderança, a Fiat apostou suas fichas na família Palio, com o lançamento das versões perua (Weekend) e sedã (Siena), e manteve no mercado o "popular" Mille -o quarto carro mais comercializado em 97. O Palio foi o carro mais vendido em novembro e dezembro, mas a liderança do mercado continua com o Gol, pelo 11º ano. Para 98, a Fiat promete a chegada da picape Palio e do Marea, que vai custar acima dos R$ 30 mil. A Ford, apesar de continuar na lanterna das vendas, encostou nas demais marcas nacionais, sendo a que mais lançou carros em 97. Na verdade, fez remodelações em toda a linha. Entre os lançamentos, destacam-se o pequenino Ka, de R$ 11 mil, o Fiesta, a picape Courier, a perua Escort e os importados Mondeo e Taurus. Para completar a remodelação, a Ford lança, em fevereiro, a Ranger reestilizada e, até o final de 98, deve chegar a nova picape F-1000. Na linha GM, os lançamentos foram poucos: perua Corsa, versão quatro portas do Corsa Wind e a picape Silverado. Para o início do ano, a marca coloca no mercado as versões 4x4 da S-10 e da Blazer. Ainda em 98, o novo Astra entra em produção. Entre as novidades da VW para 98, estão o Santana levemente retocado, a chegada do Passat e o início da fabricação do novo Golf. Em 97, as quatro grandes nacionais ganharam a companhia da Honda, que começou a fabricar o Civic em São Paulo. (HS) Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Plugue do acendedor facilita vida no trânsito Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |