São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Polícia não vê melhoria

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

O aumento do número de execuções não está relacionado com a diminuição da criminalidade nas cidades, segundo policiais dos EUA.
Uma pesquisa feita pelo Hart Research Association com 386 chefes de polícia no país em 1996 mostra que apenas 1% dos entrevistados apóiam a pena de morte como recurso para diminuir a criminalidade.
Grande parte acredita que existem outras maneiras mais eficientes para isso. Para 31% dos policiais, a maior eficiência no combate às drogas é a principal causa da redução do número de crimes nos EUA.
Em segundo lugar, os entrevistados apontam a melhoria da situação econômica no país, com diminuição do desemprego (17%).
A simplificação das regras nas cortes superiores americanas (16%) e as sentenças de prisão mais prolongadas (16%) também foram apontadas pelos policiais como fatores que auxiliam na diminuição do número de crimes violentos. O aumento do policiamento nas ruas vem em seguida com 10%.
Entre a população, 41% apóiam a pena de morte. A maioria (44%), porém, prefere alternativas, como prisão perpétua em que o preso trabalha para sustentar a família da vítima.
(CP)

Texto Anterior: Cresce número de execuções nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.