São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bula de analgésico é criticada por revista

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Segundo a revista norte-americana "Forbes", "centenas de mortes e sérias doenças de fígado" ocorreram nos últimos oito anos devido ao uso do analgésico Tylenol em doses acima, mesmo que apenas um pouco, das recomendadas na bula.
Pelo menos cem ações judiciais foram movidas desde 1994 contra a Johnson & Johnson, produtora do remédio, devido a problemas de saúde atribuídos ao Tylenol.
A revista "Forbes" pede à empresa que coloque um aviso no rótulo do analgésico alertando para os riscos de dosagem excessiva. A Johnson & Johnson tem se recusado a atender a sugestão por achar que ela confundiria o consumidor e poderia estimular suicídios.
No início deste mês, a subsidiária da Johnson & Johnson que produz o Tylenol infantil, a McNeil Consumer, iniciou uma campanha nacional para disseminar a noção de que crianças e adultos devem ser rigorosos ao seguir as instruções de bulas de remédios.
A Johnson & Johnson fatura US$ 1,3 bilhão por ano com a venda de Tylenol nos EUA. A "Forbes", especializada em negócios, sugere que ela teme diminuir o faturamento se anunciar os riscos.

Texto Anterior: 'Efeito estufa' pode degelar múmias
Próximo Texto: Polícia tenta evitar ataques extremistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.