São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-chefe da CIA defende Irã

Rádio Israel
de Jerusalém

DA "RÁDIO ISRAEL"

O ex-chefe da CIA (serviço de inteligência da CIA) John Deutsch disse em entrevista à rádio que os EUA deveriam suavizar sua posição em relação ao Irã.
Para Deutsch, os esforços da política externa dos EUA deveriam se concentrar em isolar o Iraque, porque o regime de "Saddam Hussein é uma fonte de instabilidade para toda a região".
Deutsch disse acreditar que a política americana de tentar isolar ao mesmo tempo o Irã e o Iraque não funciona porque "não se pode contar com o apoio de aliados como o Japão e a França nem com o da Rússia".
Deutsch, no entanto, concorda com o diagnóstico sobre o Irã que norteia a política dos EUA para a região. "O Irã apadrinha o terrorismo pelo mundo e está se tornando um exportador de petróleo mais importante do que já era", concluiu.
O presidente moderado do Irã, Mohammad Khatami, tem feito declarações favoráveis à aproximação com o governo dos EUA, elogiadas por Washington.

Texto Anterior: Ataques na Argélia marcam o início do Ramadã, o mês sagrado
Próximo Texto: Viúva de Rajiv Gandhi lançará candidatura; Polícia de Milão põe fim a sequestro; Polícia sérvia fere 20 em protesto em Kosovo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.