São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um milhão fica sem água por 48 horas

Corte atinge região do ABCD

ANDRÉA DE LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de um milhão de habitantes de Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo, no ABCD (Grande São Paulo), terão o fornecimento de água interrompido, por pelo menos 48 horas, por causa de obras da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). O corte estava marcado para começar ontem, às 23h.
O restabelecimento da distribuição, segundo a companhia, está previsto para as 20h do domingo, em Santo André e São Bernardo, e às 13h de terça-feira, em Diadema.
A obra, que prevê a ampliação do sistema Rio Grande, deverá melhorar a capacidade de reserva, transporte e distribuição de água para os locais atingidos pelo corte.
A ampliação do sistema foi antecipada no cronograma da Sabesp e deve acabar com o rodízio no ABCD a partir de julho.
Adutora rompida
Em dezembro, o rompimento de uma adutora reduziu a produção de 3.400 para 3.100 litros da água enviada à região do ABCD.
Esse acidente acabou antecipando as obras de ampliação do abastecimento na região.
Hoje e amanhã, a companhia estará interligando os novos reservatórios e estação elevatória de água tratada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, em São Bernardo do Campo.
A ETA é responsável por 5,7% da produção de água tratada na região metropolitana de São Paulo.
A água é captada no Rio Grande, braço isolado da represa Billings. Três adutoras de dois quilômetros de extensão bombeiam a água, através de oito motobombas, até a estação de tratamento.
Depois de tratada, a água é então distribuída por meio de nova ramificação de adutoras para os reservatórios setoriais.
As companhias de água e saneamento de São Bernardo (Daee), Santo André (Semasa), e Diadema (Samed) anunciaram o fornecimento de água com caminhões-pipa para os serviços emergenciais, como hospitais e bombeiros.

Texto Anterior: Radares fotógrafos voltam a multar na segunda
Próximo Texto: Pholia interdita trecho da Faria Lima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.