São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que fazer para pedir indenização

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA

. Ao sofrer danos materiais ou morais em decorrência de enchentes, deve-se ir a uma delegacia de polícia e fazer Boletim de Ocorrência, listando com detalhes os bens perdidos e eventuais vítimas (mortos e/ou feridos). Pode ser também um laudo do Corpo de Bombeiros
. Se puder, tirar fotos dos bens afetados para juntá-las ao processo
. Obter testemunhas e, se possível, recortes de jornais que comprovem os fatos relatados
. Fazer orçamento do prejuízo: procurar lojas de bens usados para obter o preço de utensílios equivalentes aos perdidos. Se houver bens novos entre os danos, anexar as respectivas notas fiscais ou uma declaração das lojas onde foram comprados
. Para os prejuízos com a casa, recomenda-se obter um orçamento, por escrito, dos reparos
. Todos esses documentos devem ser levados a um advogado, que ingressará com a ação indenizatória. Se a pessoa não tiver condições para pagar um advogado, pode procurar os serviços de assistência judiciária das faculdades de direito, o escritório experimental da OAB ou a Procuradoria de Assistência Judiciária

- A quem recorrer

Escritório Experimental da OAB
Rua Formosa, 51, 2º andar
Centro - São Paulo
. Funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h
. telefone: (011) 239-5122, ramal 255
. Comparecer pessoalmente, com os documentos necessários

Procuradoria de Assistência Judiciária
Av. Liberdade, 32
Liberdade - São Paulo
. Funciona a partir das 8h
. Comparecer ao setor de triagem

- O que diz a lei
. Cabe aos municípios promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano (Constituição Federal, art. 30, inciso 8)
. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos dano que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. É assegurado a essas entidades processar o funcionário responsável pelo ocorrido em caso de dolo ou culpa (idem, art. 37, parágrafo 6º)
. Os municípios devem compatibilizar, no que couber, seus planos, programas, orçamentos, investimentos e ações às metas, diretrizes e objetivos estabelecidos nos planos e programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento econômico-social e de ordenação territorial (art. 155 da Constituição do Estado de São Paulo)
. Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar prejuízo a outro fica obrigado a reparar o dano (art. 159 do Código Civil)

Texto Anterior: Indenização por enchente exige paciência e tempo
Próximo Texto: Representação da OAB foi encaminhada há 1 ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.