São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Estou totalmente chocado'

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

O vocalista Max Cavalera não quer que os remanescentes do Sepultura usem o nome da banda. "Se eles querem fazer uma banda, que façam com outro nome", disse o cantor, em entrevista à Folha, por telefone, de Phoenix (EUA).
Foi o vocalista que deu o nome da banda e, segundo ele, o nome Sepultura está registrado em nome dele e do irmão Igor.
Max não pretende, contudo, entrar na justiça para impedir o uso. "Pediria que deixassem o nome em paz. Se eles querem usar, que arquem com as consequências. O julgamento virá dos fãs e de Deus", afirmou.
O cantor diz que não saiu da banda. "Fui forçado para fora da jogada. Me sinto tirado da banda."
Ele afirma que não volta para a banda sem a mulher, Gloria, que era empresária do Sepultura e foi demitida pelos três outros integrantes do grupo, o guitarrista Andreas Kisser, o baixista Paulo Xisto e o baterista Igor Cavalera.
Para Max, demitir Gloria é quase como demitir um membro da banda, e ele lembra que ela ajudou a banda a se tornar uma das principais de thrash metal do mundo.
"Quando a Gloria foi mandada embora, ela disse que, se eu quisesse, poderia continuar na banda com a benção dela, que ela nunca ficaria contra mim. Eu me sentiria o maior traidor se fizesse isso"
Max soube da coletiva dada pelos outros membros do grupo, anunciando a transformação da banda em trio, pouco antes de falar à Folha. "Acabei de saber que o Andreas resolveu assumir o meu lugar. Estou totalmente chocado."
"Talvez fosse a vontade do Andreas. Ele estava insatisfeito em não ser o vocalista principal. Talvez a vontade dele ser o líder da banda, a figura principal, esteja sendo realizada."
Max lembra que, quando entrou no Sepultura, Andreas era vocalista de um outro grupo, o Pestilence.
Max disse que nunca pensou em ser o guitarrista solo no lugar de Andreas. "Dá a impressão que ele está querendo se intrometer no que estou fazendo. Tomar o meu lugar. Os fãs não vão ficar muito felizes com essa história", afirmou.
O cantor diz que está magoado com Andreas, Paulo e Igor.
"Me machuca que ele (Igor) tenha ido para o lado deles em vez de vir para o meu lado, mas sempre vou dar força para ele. Tenho esperança que a gente toque junto de novo."
Max diz que não está confuso, como afirmam os integrantes do grupo, mas reconhece que está deprimido.
O cantor afirma que está no pior momento de sua vida. Gloria está no hospital com estresse, Max se recupera de uma operação nos joelhos, seu enteado foi assassinado e a família está sendo ameaçada por gangues locais.
"Nunca passei por uma situação assim. Em uma hora dessas, não tem fama que ajude."
(LAR)

Texto Anterior: Guitarrista assume vocal do Sepultura
Próximo Texto: Antonio Callado viverá de sua música verbal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.