São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997 |
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Pirelli reúne seus calendários em exposição em Veneza Retrospectiva exibe trabalhos produzidos entre 64 e 97 ANA MARIA GUARIGLIA
Durante esses anos, a empresa retratou atrizes e modelos, como Nastassja Kinsky, Cindy Crawford e Naomi Campbell, e não poupou esforços para mostrar os trabalhos de figuras célebres da fotografia, como Richard Avedon, Sarah Moon, David Bailey e Bert Stern. A primeira versão do calendário foi publicada em 63 pela Pirelli inglesa, buscando novas estratégias de marketing no mercado. No ano seguinte, a jogada promocional se transformou em um desafio para diretores e produtores artísticos, fotógrafos, modelos e estilistas. Com imagens das praias do sul da França, realizadas em 64 por Robert Freeman, fotógrafo dos Beatles, o calendário passou a ser visto como forma de expressão pessoal dos autores. Participavam também David Bailey, Terence Donovan e Brian Duffy. Anos 70 Nos anos 70, a publicação ganhou fama, e possuir um exemplar era uma honra. O ex-beatle John Lennon foi pessoalmente à empresa, em Londres, pedir quatro cópias do exemplar de 71. Durante um período, a Pirelli suspendeu a publicação dos calendários, devido à crise do petróleo que golpeou a economia européia. A edição foi retomada em 84, com um ensaio de Uwe Ommer nas Bahamas, mostrando modelos e pneus, como se estes estivessem tatuados em seus corpos. Bert Stern, o último fotógrafo a retratar a atriz Marilyn Monroe, realizou o calendário de 86, e Barry Letegan, com a colaboração do coreógrafo Gillyan Lynn, criou cenas de balé moderno, em 88. "As Quatro Estações" trouxe o olhar do estilista Richard Avedon, que escolheu quatro modelos para interpretá-las: Naomi Campbell, Christy Turlington, Nadja Auermann e Farrah Summerford. Celebrando a Olimpíada de 92, que aconteceu em Barcelona, o fotógrafo Arthur Elgort criou uma série de imagens para o calendário de 90, antecipando a homenagem ao evento. Um anúncio no jornal "Sunday Times" chegou a oferecer US$ 5 mil pelo calendário de Richard Avedon. Outro anúncio, no mesmo jornal, apresentou uma oferta de US$ 130 mil pela coleção completa. Exposição: Calendário Pirelli 1964-1997 Onde: Palazzo Grassi, San Samuele, Veneza (tel. 00-39-41-523-1680) Abertura: hoje; até dia 16 de fevereiro, das 10h às 18h Texto Anterior: Antonio Callado viverá de sua música verbal Próximo Texto: Programação comemora os cem anos da Tate Gallery Índice |
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