São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pirelli reúne seus calendários em exposição em Veneza

Retrospectiva exibe trabalhos produzidos entre 64 e 97

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Pirelli, responsável pelos calendários mais badalados da atualidade, inaugura hoje, no Palácio Grassi, em Veneza, uma exposição que reúne cerca de 700 fotos publicadas em suas edições, desde 1964.
Durante esses anos, a empresa retratou atrizes e modelos, como Nastassja Kinsky, Cindy Crawford e Naomi Campbell, e não poupou esforços para mostrar os trabalhos de figuras célebres da fotografia, como Richard Avedon, Sarah Moon, David Bailey e Bert Stern.
A primeira versão do calendário foi publicada em 63 pela Pirelli inglesa, buscando novas estratégias de marketing no mercado.
No ano seguinte, a jogada promocional se transformou em um desafio para diretores e produtores artísticos, fotógrafos, modelos e estilistas.
Com imagens das praias do sul da França, realizadas em 64 por Robert Freeman, fotógrafo dos Beatles, o calendário passou a ser visto como forma de expressão pessoal dos autores. Participavam também David Bailey, Terence Donovan e Brian Duffy.
Anos 70
Nos anos 70, a publicação ganhou fama, e possuir um exemplar era uma honra. O ex-beatle John Lennon foi pessoalmente à empresa, em Londres, pedir quatro cópias do exemplar de 71.
Durante um período, a Pirelli suspendeu a publicação dos calendários, devido à crise do petróleo que golpeou a economia européia.
A edição foi retomada em 84, com um ensaio de Uwe Ommer nas Bahamas, mostrando modelos e pneus, como se estes estivessem tatuados em seus corpos.
Bert Stern, o último fotógrafo a retratar a atriz Marilyn Monroe, realizou o calendário de 86, e Barry Letegan, com a colaboração do coreógrafo Gillyan Lynn, criou cenas de balé moderno, em 88.
"As Quatro Estações" trouxe o olhar do estilista Richard Avedon, que escolheu quatro modelos para interpretá-las: Naomi Campbell, Christy Turlington, Nadja Auermann e Farrah Summerford.
Celebrando a Olimpíada de 92, que aconteceu em Barcelona, o fotógrafo Arthur Elgort criou uma série de imagens para o calendário de 90, antecipando a homenagem ao evento.
Um anúncio no jornal "Sunday Times" chegou a oferecer US$ 5 mil pelo calendário de Richard Avedon.
Outro anúncio, no mesmo jornal, apresentou uma oferta de US$ 130 mil pela coleção completa.

Exposição: Calendário Pirelli 1964-1997
Onde: Palazzo Grassi, San Samuele, Veneza (tel. 00-39-41-523-1680)
Abertura: hoje; até dia 16 de fevereiro, das 10h às 18h

Texto Anterior: Antonio Callado viverá de sua música verbal
Próximo Texto: Programação comemora os cem anos da Tate Gallery
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.