São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigador contábil fatura R$ 100/hora

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Detectar fraudes em empresas passou a ser uma atividade rentável no Brasil, com profissionais especializados -os chamados investigadores contábeis- ganhando em média R$ 100 por hora.
O trabalho do investigador contábil é o de identificar e documentar, por meio de relatórios e provas, ocorrências de fraude.
O campo de trabalho na área é "muito bom", segundo o investigador contábil James Wygand, 54, da Kroll Associates Brasil.
"Muitas vezes preciso contratar especialistas e tenho dificuldade de encontrá-los. A profissão ainda é pouco conhecida no Brasil."
"Lá é rotina fazer esse trabalho duas vezes por ano. Aqui ainda estamos longe disso, mas a tendência é que a atividade cresça muito."
No Brasil, o caminho para se tornar um investigador contábil é, em primeiro lugar, formar-se em contabilidade. Há especialistas que também têm formação em direito.
Segundo o investigador contábil Marcelo Alcides Carvalho Gomes, 33, diretor da GBE Peritos & Investigadores Contábeis, também é importante ter pós-graduação em contabilidade e até doutorado.
Ele afirma que, no dia-a-dia da profissão, é fundamental ter conhecimento prático da rotina da investigação policial, além de dominar tudo sobre fraudes.
"É preciso saber, por exemplo, como se dão as fraudes por computador e entender como funciona o crime organizado."
Quem reúne todas essas habilidades e conhecimentos, segundo ele, não fica sem trabalho.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Investigador contábil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.