São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Gula' leva Disney a complexo esportivo

JOSÉ ALAN DIAS
ENVIADO ESPECIAL A ORLANDO

A Disney prepara o acerto de mais uma "engrenagem" na sua máquina de fazer dinheiro.
Agora, entra lucrativo no ramo dos esportes, com o Walt Disney World Sports Complex, que será inaugurado em 28 de março próximo, com um jogo entre as equipes de beisebol do Atlanta Braves e do Cincinnati Reds.
Construído ao custo de (declarados) US$ 110 milhões, numa área de 809.400 m2 (o que equivale a 98 gramados do Maracanã), a estrutura pretende atrair um público que, depois de assistir competições ou participar de clínicas de esportes, pode se divertir e, claro, gastar também nos parques.
As obras do complexo esportivo começaram em agosto de 1995, com a ocupação dividida da seguinte forma: o estádio de beisebol, com capacidade para 7,5 mil lugares, será a "casa" dos Braves durante a preparação para a temporada profissional e alguns jogos. A equipe poderá dispor ainda de quatro campos de treino.
No ginásio, onde cabem 5.000 pessoas, acontecerão os treinos e algumas apresentações do Harlem Globetrotters, equipe que mistura basquete com malabarismo, e partidas de vôlei indoor.
Completam a estrutura 12 quadras de tênis, a principal com capacidade para 2.000 pessoas, quatro campos de softball, mais dois de treino, duas quadras artificiais de vôlei de praia e quatro campos que poderão ser usados para rúgbi, futebol ou futebol americano.
Por fim, pista de atletismo a ser usada pela União Americana de Atletismo para preparação de atletas (leia nesta página).
São 32 esportes que poderão ser praticados no local, de luta livre a arco e flecha.
Fila de espera Atletas de renome como o tenista Michael Chang (número quatro do mundo) vão usar as quadras para treinos. Em maio, Chang e MaliVai Washington, finalista em Wimbledon em 96, disputarão torneio válido pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Segundo a Disney, há 30 jogos marcados por equipes de futebol americano que usarão o campo na pré-temporada. E são times de ponta, como o Dallas Cowboys e San Francisco 49ers.
O armador Anfernee Hardaway, do Orlando Magic, fez sua recuperação de contusão do joelho direito no spa que a Disney mantém próximo ao complexo esportivo.
Além disso, também foi assinado um acordo com a África do Sul para que a equipe de rúgbi do país use as instalações.
O acordo foi firmado após a vitória do sul-africano Josiah Thugwane na maratona dos Jogos Olímpicos de Atlanta-96.

O jornalista José Alan Dias viajou a convite de Walt Disney Latin America Office

Texto Anterior: Velocidade se alia a marketing
Próximo Texto: Restaurante 'unifica' atletas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.