São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comprador prefere apartamento de três quartos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os apartamentos novos e residenciais de São Paulo tiveram em 1996 uma velocidade de vendas média de 9,8%. Em 1995, o índice foi de 8,7%, segundo levantamento feito pelo Datafolha.
Velocidade de vendas é o número de apartamentos efetivamente comercializados em cada cem colocados à venda.
O tipo de apartamento com melhor desempenho de vendas foi o de três dormitórios.
Em 96, foram comercializadas 6.745 unidades com três dormitórios. Em 95, esse tipo de apartamento ficou em segundo lugar, com 4.203 unidades vendidas.
Em 95, os de dois dormitórios ficaram em primeiro lugar, com 4.500 vendas -desempenho igual em 96 (4.555 unidades).
Análise
Para o presidente em exercício do Secovi-SP (sindicato das construtoras e imobiliárias), Walter Lafemina, o aumento nas vendas ocorreu devido às cooperativas habitacionais.
O Datafolha constatou que só ocorreu velocidade de vendas superior a 10% por causa de "particularidades do mercado", como as cooperativas e os flats.
Em maio, por exemplo, a velocidade foi de 14,3% graças à venda de apartamento por meio de cooperativa.
Flats
Outubro (11,2%), novembro (13,8%) e dezembro (12%) tiveram bons índices devido ao lançamento de flats -o que demonstra carência do produto no mercado, segundo o Datafolha.
Melhores
Para Lafemina, o mercado está de bom tamanho. "Nota-se que cada venda é precedida de muito estudo por parte do comprador, que analisa mais de seis produtos similares para uma compra."
Nos últimos dois anos, os piores índices de velocidade de vendas foram registrados em julho (4,6%), agosto (2,9%) e setembro (3,4%) de 95, e em janeiro (4,7%) do ano passado.

O balanço é um estudo do mercado de apartamentos novos e residenciais na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas coletadas mensalmente junto aos principais participantes do Roteiro. Esta pesquisa é uma realização da Coordenação de Levantamentos Estatísticos do Datafolha. Mais informações: (011) 224-3984.

Texto Anterior: Flats e cooperativas fazem a diferença
Próximo Texto: Região sul tem mais ofertas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.