São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que as estrelas 'piscam' quando olhamos para o céu?

Cibele R. Costa, 19, estudante, SP
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Museu de Astronomia do Rio, responde:
"Este piscar é a cintilação, flutuação muito rápida da luz de uma estrela em virtude da sua passagem através da atmosfera.
"A cintilação provém das deformações da superfície de onda da luz estelar em consequência de efeitos atmosféricos.
"O piscar origina-se da deformação da onda plana que provém das estrelas, causada pela variação do índice de refração atmosférica nas altas camadas.
"O efeito é mais sensível para uma fonte pontual de luz, como no caso das estrelas.
"Para uma fonte extensa, ou seja, para um corpo celeste com área finita (com disco aparente visível, como os planetas), esse efeito é menos sensível. Por essa razão os planetas cintilam muito menos do que as estrelas.
"Em geral, diz-se que as estrelas cintilam e os planetas não, constituindo tal afirmação um processo pouco preciso para diferenciar esses dois objetos vistos da superfície terrestre.
"Observadas nas espaçonaves, além da nossa atmosfera, as estrelas não cintilam. A cintilação estelar, observável a olho nu, é acompanhada de variações de cor, chamada cintilação cromática.
"Na realidade a cintilação das estrelas é provocada pela turbulência da atmosfera terrestre, fenômeno conhecido como cintilação atmosférica. A cintilação afeta igualmente a radiação radioelétrica das radiofontes pontuais, como os pulsares."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: A aluna que ultrapassou o mestre
Próximo Texto: GATOS; MOA; DENTES; TELEFONE; BIOSSEGURANÇA; SAÚDE PÚBLICA;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.