São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madaba tem tapetes e mosaicos romanos

FRED MADERSBACHER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Madaba -ou Medeba da Bíblia-, a uns 30 km ao sul de Amã, é uma cidade sonolenta, famosa por seus tapetes coloridos e mosaicos romanos.
No piso da moderna igreja ortodoxa de São Jorge, encontra-se conservado um mapa da Palestina de 560 d.C. Nele se destacam Jerusalém, o mar Morto e o rio Nilo.
A igreja arruinada dos 12 Apóstolos (578-79), com famosos mosaicos, está há anos fechada para reconstrução.
A antiga rota das caravanas através do deserto segue uma estrada de rodagem, 103 km à leste de Amã, até a cidade de Azrak, que tem a única água em todo o deserto. A água potável de Amã é bombeada de lá, baixando o nível do lençol freático de ano para ano.
A sinistra fortaleza de Azrak foi construída, no século 13, com uma mesquita no centro. Ficou famosa por ter sido quartel-general de Lawrence da Arábia na guerra de 1917.
(FM)

Texto Anterior: Palácio mostra a arte dos conquistadores
Próximo Texto: Surfe na Austrália; Para maiores de 50; Família na Flórida; Conhecendo Malta; Aulas na Espanha; Design com italianos; Línguas no Canadá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.