São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Baixando a bola; Bola de neve; Algo em comum; Questão de gratidão; Altos e baixos; Mera coincidência; Caravana precursora; Se a moda pega; Vergonha nacional; Síndrome de Itamar; Ser ou não ser; Politicamente correto; Ponto de vista 1; Ponto de vista 2; Trocando de ninho; Visita à Folha

Baixando a bola
Candidatos a presidente do Senado, ACM (PFL) e Iris (PMDB) têm prometido, para ganhar votos, que não permitirão linchamentos políticos na CPI dos Precatórios. Um senador tucano diz que sente "cheiro de pizza".

Bola de neve
O Planalto já dá sinais de preocupação com a CPI dos Precatórios. Como diz Esperidião Amin (PPB-SC), "se a investigação for a fundo, esta CPI desembocará na CPI do sistema financeiro".

Algo em comum
Ao saber da importância de Luís Eduardo Magalhães como operador da reeleição de FHC, Collor fez elogios ao deputado. A um amigo, disse que o filho de ACM é leal. Citou como prova a oposição dele ao impeachment.

Questão de gratidão
Geddel Vieira Lima (BA) deve ser o líder do PMDB. Segundo um peemedebista, Geddel foi o maior cabo eleitoral da candidatura Temer à presidência da Câmara. "Seria imoral não retribuir o apoio", diz um deputado.

Altos e baixos
De José Aníbal (PSDB-SP), sobre Maluf: "É impressionante como ele se associou a duas derrotas (reeleição e candidatura de Prisco na Câmara) após fazer o sucessor em São Paulo. Ele procura meio-dia às duas da tarde".

Mera coincidência
O senador Eduardo Suplicy (PT) lembra que Odacir Soares (PFL), que sumiu com o relatório do BC na véspera da eleição de Pitta em São Paulo, é de Rondônia. Como o Beron, banco envolvido na CPI dos Precatórios.

Caravana precursora
Os seguranças de Luís Eduardo Magalhães, presidente da Câmara, já foram vistoriar os futuros aposentos de ACM. Visitaram ontem a casa do presidente do Senado, José Sarney.

Se a moda pega
Na Bahia, brincam que ACM se assustou com a recente eleição para a presidência da Assembléia Legislativa -secreta como a de hoje no Senado. A base governista contabilizou 11 traições.

Vergonha nacional
De 95 para 96, cresceu a violência contra a mulher no interior paulista. As delegacias da mulher registraram 118.063 ocorrências em 96 (95.492 em 95). Na Grande São Paulo, o número caiu 13%: de 34.679 para 30.140.

Síndrome de Itamar
Quem esteve recentemente com Régis de Oliveira achou o vice paulistano "saltitante". Razão: os problemas do prefeito Pitta com a CPI dos Precatórios. "Ele nunca terá outra chance como esta", diz um pefelista.

Ser ou não ser
FHC ainda não tem decisão tomada (veto ou sanção) ao recente projeto de doação de órgãos aprovado no Senado. Pensa em chamar os ministros da Saúde e Justiça para uma reavaliação.

Politicamente correto
Bresser (Administração) começou a trabalhar na consolidação das leis que tratam das organizações não-governamentais. Para facilitar a instalação e o funcionamento das ONGs no país.

Ponto de vista 1
Leitura dos tucanos para justificar o apoio a ACM no Senado: se o PSDB liberasse a bancada, ele ganharia a eleição do mesmo jeito e ainda poderia dizer que venceu sozinho. Agora, está compromissado com o partido.

Ponto de vista 2
Leitura do PMDB sobre o apoio dos tucanos a ACM no Senado: a candidatura pefelista não estaria tão segura como dizem. Do contrário, o baiano não teria pressionado para o PSDB fechar questão a seu favor.

Trocando de ninho
Peemedebistas paulistas descontentes com a aproximação do partido com o PSDB ensaiam uma migração para o PSB. O deputado estadual Cesar Callegari tem um pé na legenda. Fernando Morais pode ser o próximo.

Visita à Folha
Ruth Escobar, atriz e ex-deputada estadual, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço.

TIROTEIO
De Moreira Franco (PMDB), relator da reforma administrativa, sobre Bresser (Administração) prometer negociar um teto extra (acima de R$ 10.800) para setores do funcionalismo:
- Teto é teto. Não é duplex nem triplex. Não dá para cortar privilégios começando por manter os de alguns.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Vida de oposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.