São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro é influência

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ismael Ivo já era um solista bem-sucedido no Brasil quando resolveu deixar o país, a convite do coreógrafo norte-americano Alvin Ailey, que o descobriu em Salvador (BA) nos anos 80, Ivo partiu para Nova York.
Ficou quatro anos trabalhando com Ailey, mas, paralelamente, continuou realizando espetáculos solo no La Mamma, teatro-sede da vanguarda nova-iorquina.
"Ailey cultivava o espírito e a forma, sua linguagem exaltava a beleza, o gospel. Aprendi muito com ele, mas meu trabalho sempre teve relações fortes com o teatro."
Ao mudar-se para a Alemanha, Ivo deparou-se com a dança-teatro. "Me senti em casa, pois na dança alemã não existe só a procura do belo, mas também das indagações existenciais e humanas."
Sintonizado com a arte expressionista alemã, Ivo consolidou sua carreira na Europa e depois no Japão. Dividindo-se entre Alemanha e Áustria, fundou em 1984 um festival internacional de dança em Viena.
(AFP)

Texto Anterior: Ismael Ivo estréia amanhã na Alemanha
Próximo Texto: Bellochio retira filme da competição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.