São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista deve se prevenir no NE

DA REPORTAGEM LOCAL

Os milhares de turistas que começam a desembarcar no Nordeste para festejar o Carnaval devem tomar algumas precauções contra a dengue.
Segundo especialistas, as medidas preventivas não são 100% eficazes, já que a doença é transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti, que atua o dia inteiro.
O médico Marcos Boulos aconselha o uso de repelente ou a ingestão de 600 mg/dia de vitamina B, que também age como repelente.
À noite, o médico aconselha o uso de um mosquiteiro (rede que impede a passagem de insetos).
Carmen Glasser, diretora do Departamento de Controle de Vetores da Sucem (Superintendência de Controles de Endemias), recomenda também a preferência por hotéis com ar-condicionado, permitindo que a janela permaneça fechada independente do calor.
Carmen diz que o turista que apresentar os sintomas da doença -febre, dor de cabeça, dores musculares e nas juntas-, deve procurar um médico "o mais rápido possível".
"A pessoa contaminada transmite a doença indiretamente", explica Carmen.
As mesmas precauções devem ser tomada contra febre amarela e malária. "Essas doenças são típicas da região amazônica", explica Boulos. Contra a febre amarela, o ideal, segundo Boulos, é a vacina.
Para evitar o cólera, o médico aconselha que o turista só beba água engarrafada e, dê preferência a verduras cozidas e bem lavadas.

Texto Anterior: País deve erradicar barbeiro em 1998
Próximo Texto: Campinas tem 1º caso de dengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.