São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997![]() |
![]() |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Alagna reinterpreta óperas "La Bohème" e "Don Carlos" em CD e CD-ROM
IRINEU FRANCO PERPETUO
Musicalmente, a gravação ao vivo do "Don Carlos" de Verdi, em três CDs, é mais interessante. Até porque nos apresenta a ópera em sua versão menos conhecida, a francesa. Atuando em francês, Alagna não é menos que perfeito, cantando com extrema naturalidade e inteligência e conferindo ao personagem-título dramaticidade inaudita. E, como se não bastasse, há ainda grandes atuações de Thomas Hampson (Rodrigo) e Karita Mattila (Elisabeth), com regência escrupulosa de Antonio Pappano. Por outro lado, "La Bohème" traz uma interessante novidade tecnológica: está gravada em dois "Enhanced CDs". O "Enhanced CD" funciona, simultaneamente, como CD e CD-ROM. Colocado em um CD player, é um CD de música normal. No CD-ROM, além de tocar a música, há um programa com texto, gráfico, fotos e vídeo, disponível em três línguas: inglês, francês e alemão. Suas seções são quatro: "Sinopse", "Libreto", "História" e "Performance". "Sinopse" conta a história da ópera. Em "Libreto", é possível ler as palavras que estão sendo cantadas, à medida que a ação vai se desenrolando. E "História" fala do processo de composição de "La Bohème"; traz as biografias dos libretistas e do compositor, Giacomo Puccini, além da sinopse de outras óperas de sua autoria. Mas a grande atração é a seção "Performance". Além das biografias dos cantores, é possível assistir a um vídeo no qual o maestro Antonio Pappano explica cada um dos papéis. Par central Quanto à parte musical, o par central, Roberto Alagna e Leontina Vaduva, não está tão arrebatador quanto no vídeo da ópera "Romeu e Julieta", de Gounod, gravado em 94, quando o tenor, pela expressividade, e a soprano, pela beleza da voz, pareciam haver nascido para seus papéis. Mas, pelo menos no que se refere a Alagna, é difícil imaginar qualquer cantor em atividade no presente atuando de maneira mais convincente. Thomas Hampson (Marcello), Ruth Ann Swenson (Musetta) e Samuel Rarney (Colline) defendem seus papéis com refinamento acima da média -principalmente no caso de Swenson, que se recusa a ser a "gralha" em que várias cantoras transformaram Musetta. E Antonio Pappano, à frente da Philharmonia Orchestra, acerta a mão nos momentos cruciais, embora a malha orquestral por ele urdida não chegue a encantar completamente. Som excepcional, vozes judiciosamente escolhidas e inovações tecnológicas: esta pode não ser a melhor "Bohème" da era do disco, mas seus ingredientes a tornam, certamente, bastante atraente. (IFP) Discos: La Bohème (de Puccini) e "Don Carlos" (de Verdi) Intérprete: Roberto Alagna Lançamentos: EMI Quanto: R$ 36, em média, cada CD Texto Anterior: Técnica e comedimento de Domingo aparecem em 'Duets' Próximo Texto: Brasil exporta desenhistas para os EUA Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |