São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC pretende reformular seus noticiários

Rede pretende reconquistar público

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A rede britânica BBC anunciou anteontem, pela primeira vez nos últimos dez anos, um plano de reformulação do formato e do conteúdo de seus noticiários.
Deverá haver mudanças de apresentadores de telejornais (considerados muito velhos), de linguagem (proibir o uso de jargões políticos ou jornalísticos, por exemplo) e de formato (reduzir o tempo dos programas de debates).
Tudo isso para tentar agradar mais os espectadores que, segundo pesquisa recente encomendada pela rede, afirmaram que consideram os noticiários da rede "da época da Idade Média e feitos apenas para a classe média".
A direção da BBC afirmou que as primeiras reformulações deverão ocorrer nos programas mais "políticos", como o "Today" (na Radio 4), e o "Newsnight", da BBC 2.
As mudanças devem ocorrer em maio e mobilizar as equipes dos canais de TV BBC1 e BBC2 e as das Radio 4 e Radio 5 Live.
Um resultado da pesquisa que assustou a direção da rede foi o fato de muitos telespectadores (o número não foi divulgado) entre 25 e 44 anos terem dito que nunca assistem os canais de TV da rede.
O grande problema é que justamente essa faixa etária é a que concentra maior número de contribuintes das TV Licenses -as taxas pagas a cada seis meses por quem possui um aparelho de TV e que sustentam a BBC.
A perda de telespectadores jovens será alvo de uma pesquisa de mercado para saber como atacar o problema.

Texto Anterior: EUA usam catraca eletrônica
Próximo Texto: MPB terá programa na Radio 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.