São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremotos deixam 38 mortos e 90 feridos no nordeste do Irã

Região montanhoso dificulta trabalho de resgate das vítimas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois terremotos que atingiram o nordeste do Irã ontem deixaram pelo menos 38 mortos e 90 feridos, segundo balanço do Ministério do Interior divulgado pela TV estatal.
O epicentro dos dois tremores -o primeiro de 5,4 graus na escala Richter, o outro de 6,1- foi perto da cidade de Bojnurd, 580 km a nordeste de Teerã, capital do país.
Todos as mortes ocorreram perto da cidade, que fica numa região montanhosa. Outros 34 vilarejos e comunidades rurais da região foram atingidos pelo abalo.
As primeiras equipes de socorro tiveram dificuldade para chegar à região mais atingida por causa do terreno e da neve. Autoridades locais afirmavam precisar de ajuda de helicópteros e veículos especiais para avaliar melhor os danos.
Os terremotos ocorreram às 13h24 (7h54 de Brasília) e 14h08 e foram sentidos também no vizinho Turcomenistão.
A maior parte do território iraniano é considerada de alto risco de incidência de tremores.
O pior já registrado no Irã ocorreu em 21 de junho de 1990, com 7,3 graus na escla Richter. Calcula-se que mais de 35 mil pessoas tenham morrido e 500 mil ficado desabrigadas.

Texto Anterior: Choque no ar mata 70 em Israel
Próximo Texto: Benazir reconhece derrota no Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.