São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Guerra parlamentar; Chance única; Vale tudo; Previsão bíblica; Insatisfação palaciana; Passou raspando; Absolutismo tucano; Batalha baiana; Pano pra manga; Malufismo vibra; Cobrança a jato; Flerte paulista; Ajuste de contas; Operação mirabolante; O retorno de Mandrake; Gato escaldado; Visita à Folha

Guerra parlamentar
PFL e PPB articulam um superbloco, como resposta à união PSDB-PTB-PPS. Juntos teriam mais de 180 deputados. Querem obter as presidências e as relatorias das comissões da Câmara.

Chance única
O líder do PPB, Odelmo Leão, é defensor do bloco com o PFL. "Queremos deixar de ser excluídos para sermos incluídos."

Vale tudo
Maluf deve incentivar a formação do superbloco PFL-PPB na Câmara. Aproximaria-se mais um pouco dos pefelistas. Ele ainda sonha com o apoio do partido na eleição de 1998. Sonha.

Previsão bíblica
De Amin (PPB), sobre Serjão (Comunicações) dizer que forma com o PFL a "aliança do mal". "É curioso o Inocêncio se auto-intitular ajudante de Lúcifer. O problema é quando Lúcifer resolver dispensar os ajudantes e quiser questionar Deus".

Insatisfação palaciana
FHC não gostou de Serjão ter batizado a união PFL-PSDB de "aliança do mal" e do ataque a Jaime Lerner (PDT-PR). Deve, pela enésima vez, dar um puxão de orelhas no ministro, que tem muito crédito no Planalto.

Passou raspando
Quando operou com Eduardo Jorge, Serjão viu o placar da reeleição chegar a 336 votos. Na eleição de Temer, sem ajuda do secretário-geral da Presidência (em férias), o ministro obteve 257 dos 341 que contabilizara.

Absolutismo tucano
Piada de ontem na Câmara: "Só falta FHC nomear o Nelson Jobim para o STF e elegê-lo presidente do tribunal para controlar os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)".

Batalha baiana
Do deputado Alcides Modesto (PT-BA), referindo-se ao fato de ACM dirigir o Senado: "Agora, o diabo vai presidir o céu".

Pano pra manga
Feitas as contas, o PT descobriu que foram seus deputados quem deram a vitória a Temer no 1º turno na Câmara. Calculam as traições em dez votos. "Vai dar o maior enguiço", diz um parlamentar do partido.

Malufismo vibra
Severino Cavalcanti (PPB-PE) lavou a alma da oposição. Ganhou a 2ª vice-presidência do governista Pauderney Avelino (PPB-AM) por 323 a 133. "É a voz rouca do plenário", ironizou José Prianti, do PMDB paraense.

Cobrança a jato
PFL e PSDB apresentaram ontem mesmo a fatura a Michel Temer, presidente da Câmara: votar a reforma administrativa e a regulamentação da emenda do petróleo até 30 de março. E aprovar todas as reformas até julho.

Flerte paulista
Lula entregou a Covas ontem uma proposta de desenvolvimento sustentado para o Vale do Ribeira. O projeto nasceu de uma caravana ao interior. Ficaram de conversar novamente.

Ajuste de contas
O grupo do PMDB que elegeu Temer presidente da Câmara quer transformá-lo em nome nacional. Alvo: tomar o partido de Quércia em São Paulo e chegar cacifado à sucessão de Covas.

Operação mirabolante
Para projetar Temer, o grupo que o apóia planeja retirá-lo do varejo e envolver mais a Câmara nos problemas nacionais. Massacre de sem-terra, por exemplo, teria resposta imediata da Casa.

O retorno de Mandrake
Paes de Andrade (CE) convocou reunião da Executiva do PMDB para hoje. A idéia é prorrogar por um ano o mandato dos diretórios municipais. E estender também sua presidência.

Gato escaldado
Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André (SP), privatizou as linhas de ônibus que pertenciam à prefeitura (30% do total da cidade). Antevendo críticas internas, avisou a Lula e a Zé Dirceu.

Visita à Folha
O ministro-extraordinário da Política Fundiária, Raul Jungmann, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT), sobre Serjão dizer que pretende "destruir" Jaime Lerner (PDT):
- Não querem só a reeleição. Querem FHC como candidato único em 98. Não deixaremos. Vou até pedir à Comissão de Direitos Humanos da Câmara que arrume proteção para o Lerner.

Próximo Texto: Ativista de ocasião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.