São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa dos EUA vai fazer o primeiro "funeral" espacial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma empresa norte-americana está fazendo os preparativos finais para o primeiro "funeral" espacial do mundo. A Celestis Inc., empresa texana, divulgou ontem que um foguete levará ao espaço em março as cinzas de 23 pessoas.
Entre as personalidades que serão "enterradas" no espaço estão Gene Roddenberry, criador do seriado "Jornada nas Estrelas" e o "pai" do LSD Timothy Leary, morto no ano passado.
Segundo Charles Chafer, um dos fundadores da empresa, as famílias dos mortos se reunirão na Califórnia na próxima segunda-feira.
Ali devem entregar sete gramas de cinzas de cada morto, que serão enviadas a Madri (Espanha).
As cinzas serão postas em órbita pela nave que transportará o primeiro satélite espacial espanhol.
O satélite será lançado da base aérea de Gando, que fica nas Ilhas Canárias.
Chafer disse aos clientes que a empresa não quer formar uma "nuvem" de cinzas em volta da Terra. Por isso, a Celestis determinou que as cápsulas com as cinzas fiquem em um compartimento do veículo de lançamento, previsto para permanecer em órbita entre 18 meses e 10 anos. Após o período, quando reingressar na atmosfera, as cinzas serão destruídas juntamente com o veículo.
A Celestis cobra US$ 4.800 pelos serviços e pretende fazer vários vôos por ano. Segundo Chafer, a empresa do Texas já recebeu vários pedidos. Disse ainda que desde a década de 50 pessoas faziam testamentos determinando que as cinzas fossem enviadas ao espaço.

Texto Anterior: Médicos ajudam suicídio de aidéticos
Próximo Texto: Pamela Harriman morre aos 76 em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.