São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Panos quentes; Guerra governista; Comando baiano; Doce vingança; Guerrilha partidária; Começo light; Opções pefelistas; Promessa de campanha; Questão de prioridade; Judiciário virtual; Risco Brasil; Mundo cão; Missão impossível; Medida preventiva; Visitas à Folha

Panos quentes
Para evitar crise na base governista, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), estendeu de 15 para 28 de fevereiro o prazo para formação de blocos na Casa. PMDB, PSDB, PFL e PPB estão se engalfinhando.

Guerra governista
O PMDB advertiu o Planalto para a "inconveniência" de PFL e PSDB constituírem grandes blocos na Câmara. O objetivo do partido, que também namora com o PPB, é que FHC barre os passos de seus aliados.

Comando baiano
Candidato favorito à liderança do PMDB, Geddel Vieira Lima (BA) diz que o PSDB deve "tomar juízo". "A redução da bancada do PMDB e de sua participação no Legislativo provocará reações na base", ameaça.

Doce vingança
De Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), sobre a decisão do PMDB de prorrogar os mandatos de sua direção: "O Paes (de Andrade, presidente do partido) não gosta de reeleição, mas é doido por uma prorrogação".

Guerrilha partidária
A prorrogação de mandatos da direção do PMDB tem objetivo a curto prazo: impedir que as alas governistas, representadas sobretudo por São Paulo e Rio Grande do Sul, assumam a presidência do partido em novembro.

Começo light
Para cumprir uma promessa de campanha, Michel Temer enviou ontem aos deputados a pauta da Câmara que será apreciada logo depois do Carnaval. Por enquanto, apenas decretos-legislativos não polêmicos.

Opções pefelistas
São duas as hipóteses cogitadas por Luís Eduardo Magalhães para 98: governo da Bahia ou Senado. A vice na recandidatura de FHC está fora de cogitações. É de Marco Maciel e ninguém tasca.

Promessa de campanha
De Arlindo Chinaglia (PT-SP): "FHC disse que 97 seria o ano da Saúde. O Brasil já viu o 1º resultado: o ministro Krause (Meio Ambiente) pegou dengue".

Questão de prioridade
Na justificativa para não ter votado a reforma administrativa, Luís Eduardo Magalhães jogou a culpa na reeleição: "Não dava para misturar as coisas".

Judiciário virtual
Com quatro meses de existência, a página do Supremo na Internet (http://www.stf.gov.br) atingirá hoje 100 mil consultas.

Risco Brasil
A Cesp prepara a captação de US$ 500 mi no exterior. Condições: juros de 9% ao ano, 10 anos de carência. Sem aval do Tesouro. Esta operação é melhor que a de 96, quando os juros eram de 9,75%, a carência era de 5 anos e se exigia o aval do Tesouro.

Mundo cão
O Programa Nacional de Aids adverte: um novo golpe assola as praias de Santos (SP). Crianças supostamente aidéticas estão tirando dinheiro de turistas. Apesar das aparências, as crianças são saudáveis, diz o governo.

Missão impossível
Paulo Maluf ainda não entregou os pontos. Conversa diariamente com seus articuladores no Congresso para tentar encontrar uma fórmula de barrar a reeleição no 2º turno. Está difícil.

Medida preventiva
A notícia de que Gustavo Krause (Meio Ambiente) está com dengue só vazou porque sua mulher, Débora, foi sozinha a um baile de carnaval. Para evitar especulações, a informação foi logo passada a jornalistas.

Visitas à Folha
O vice-presidente do Conselho do Banco Sul América e Sul América Gestão de Ativos, Roberto Teixeira da Costa, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
*
O embaixador da Hungria, Gábor Tóth, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do cônsul-geral daquele país em São Paulo, András Basch, e do cônsul Szilárd Teleki.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), sobre a decisão do seu partido de prorrogar os mandatos da direção:
- É antidemocrático, imoral e aético. Paes de Andrade quer manter um diretório questionável em São Paulo para dar guarida a quem também é questionável. Como questionável é sua competência e autoridade para presidir o partido.

Próximo Texto: Vôo reeleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.