São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieese registra inflação 2,12% em janeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

As mensalidades escolares, os combustíveis e os hortifrutigranjeiros fizeram o ICV (Índice do Custo de Vida) do Dieese subir para 2,12% em janeiro.
Essa taxa perde apenas para a de julho de 96 (2,34%), quando o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) alterou o peso dos itens que compõem o ICV.
As famílias com renda mensal de até R$ 2.792,90 foram as que sentiram no bolso o maior aumento nos preços -alta de 2,37%.
Isso justamente por causa da natureza dos itens que mais contribuíram para o crescimento da taxa de inflação.
Calendário
No entanto, para Cornélia Porto, coordenadora do ICV do Dieese, o patamar da inflação registrado em janeiro não deve se repetir em fevereiro, mês em que a taxa deve recuar para algo próximo a 0,5%.
"Foi como se o comércio, as empresas de serviço, médicos e escolas tivessem revisto seus preços para iniciar o ano", diz Cornélia.
A revisão inclui ainda os preços dos combustíveis, que sofreram reajuste na metade de dezembro e cujo impacto foi sentido no índice referente a janeiro.
Assim esse impacto não se repetirá na taxa do próximo mês, já que os preços permanecerão estáveis. O mesmo vai acontecer com as mensalidades e os livros didáticos.
Clima
O excesso de chuvas no início do ano também contribuiu para inflar o índice de janeiro.
Em alguns casos, a alta dos preços faz lembrar o período anterior ao Plano Real, com alguns itens subindo mais de 20%, como a couve-flor (38%) e a alface (21%).
Para o economista do Dieese José Maurício Soares, o aumento nos hortifrutigranjeiros não deve se manter por muito tempo, a menos que as chuvas voltem com a mesma intensidade.
"Esses são itens de ciclo curto, assim, logo a nova produção começa a chegar aos consumidores", avalia.
Cesta básica
O custo dos alimentos básicos caiu em janeiro na maioria das 16 capitais pesquisadas pelo Dieese.
No caso da cidade de São Paulo, a queda foi de 0,5%.

Texto Anterior: Petrobrás tem ações suspensas em Bolsas
Próximo Texto: Confira os preços em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.